Artigos sobre transição energética
Portugal considera que Cabo Verde pode ser um exemplo para transição energética na África e no mundo
O director de Energia e Geologia de Portugal, Jerónimo Cunha, considerou hoje, na cidade da Praia, que Cabo Verde, apesar da sua pequenez aos olhos d’África, vai ser um exemplo para a transição energética no continente e no mundo.
Transição energética, será desta?
A começar no dia 1º de Junho a Electra, SA será separada (unbundled) em três empresas, uma dirigida para a produção de electricidade, outra para a comercialização e a outra ainda de gestão da rede pública e também de compra, transporte e distribuição da electricidade. As mudanças segundo o governo visam conseguir ganhos de eficiência na produção e distribuição de energia e criar as condições para a transição energética, limitando a produção térmica e privilegiando as energias renováveis. Nesse sentido, as metas já estabelecidas são de atingir 30% de penetração das renováveis, solar e eólica, até 2025 e de 54% em 2030. Em 2040 espera-se chegar aos 100% com o apoio de parceiros internacionais.
Fogo: Presidente da Electra diz que central solar de 1.4 megawatts vai mudar a ilha em matéria de transição energética
A construção da central solar com capacidade de 1.4 megawatts e com baterias de dois megawatts/hora vai mudar a ilha em transição energética, disse hoje o presidente do conselho de administração da Electra.
Taxa de penetração de energias renováveis vai ultrapassar os 30% em 2025
Cabo Verde tem à disposição um investimento de 240 milhões de euros para canalizar para a transição energética e para a Economia Azul. O primeiro grande projecto a ser apresentado foi o Santiago Pumped Storage. Além desse projecto o governo quer apostar na automação e digitalização das redes de transporte e distribuição de energia, na substituição massiva dos contadores analógicos para contadores inteligentes entre outros projectos. Rito Évora, Director Nacional da Indústria, Comércio e Energia, explica ao Expresso das Ilhas as ambições do governo no que toca à implementação de energias renováveis e à transição no país e garante que em 2025 o país vai conseguir ultrapassar a meta estabelecida de 30% de taxa de penetração de energias renováveis.
Mudança para energias renováveis tem de ser três vezes mais rápida
A mudança para as energias renováveis tem de ser três vezes mais rápida do que até agora, para que o planeta se mantenha habitável, indica um estudo hoje divulgado.
Edição 1142
Com o debate sobre o estado da Justiça a aproximar-se, esta semana fazemos manchete com a entrevista a Júlio Martins Jr., Bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
Primeiro ministro assegura que transição energética é uma “grande prioridade” para Cabo Verde
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reiterou esta quarta-feira, na Cidade da Praia, que a aceleração da transição energética é uma grande prioridade para Cabo Verde do ponto de vista ambiental, climático e económico.
Praia recebe Fórum de Energia Sustentável da CEDEAO
A cidade da Praia recebe de 12 a 13 de Outubro a oitava edição do Fórum de Energia Sustentável da CEDEAO, sob o tema “impulsionando a energia sustentável na Comunidade Económica do Estados da África Ocidental (CEDEAO)”.
Maioria dos investimentos para a transição energética em Cabo Verde será de privados
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje, em Lisboa, que a maioria dos investimentos para a transição energética neste país resultará de financiamento privado, em regime de Parcerias Público Privadas (PPP).
Sintomas de um mesmo mal social
A questão energética é um dos mais importantes desafios que se colocam a Cabo Verde neste momento. E é assim tanto ao nível da sua sustentabilidade como também da criação de condições para se proceder à transição energética. Uma mudança que se impõe hoje a todos os países por variadíssimas razões entre as quais o potencial catastrófico das alterações climáticas em curso. Em Cabo Verde a transição para as energias renováveis já devia estar num estado muito mais avançado. Infelizmente não está. Tem um sector energético altamente deficitário, perdas horrendas por roubo de energia em particular na Praia e ineficiências outras por falta de investimentos designadamente na rede pública.
Cabo Verde deve acelerar o passo na transição energética - UCID
Os deputados da UCID apontam a necessidade de o país acelerar o passo no processo de transição energética. Posição defendida hoje, pela deputada Zilda Oliveira, em conferência de imprensa de antevisão do debate parlamentar sobre “Estratégia de Aceleração da Transição Energética”, previsto para a sessão plenária que começa esta quarta-feira.
Especialistas querem transição energética justa em África
Energia limpa e acessível, parcerias para desbloquear e aumentar o financiamento, eliminação da pobreza energética no continente. Estes são alguns dos passos para melhorar a vida das 600 milhões de pessoas que ainda estão sem acesso à energia e para construir uma economia mais sustentável. Cabo Verde também trabalha para acelerar a transição energética.
Luxemburgo disponibiliza 12 milhões de euros para acelerar transição energética em Cabo Verde
O ministro da Indústria, Comércio e Energia afirmou hoje que o reforço do Programa de Apoio à Transição Energética (Paser), financiado pelo Grão de Luxemburgo em 12 milhões de euros, irá ajudar na aceleração da transição energética no arquipélago.
"Transição energética impõe-se por uma questão económica" - PM
A mobilidade eléctrica em Cabo Verde é um imperativo e não uma moda. Afirmação do primeiro-ministro, proferida à margem da apresentação pública da Carta de Política para a Mobilidade Eléctrica, quinta-feira, na Praia. O Governo quer atingir a meta de 100% de carros eléctricos em Cabo Verde dentro de 30 anos.
mais