Artigos sobre sokols
Retrato social de um país ainda demasiado pobre
Cabo Verde é um país deprimido, onde muitas famílias não têm comida em casa, e onde a pobreza, aliada à falta de oportunidades, está a exacerbar problemas antigos, trazendo comportamentos desviantes para idades cada vez mais jovens. É também um país em debandada, com uma emigração de contornos diferentes da de outras épocas, e onde, dos gabinetes, não se ouve as vozes das ruas. Estes são alguns traços do retrato pintado pelo psicólogo Jacob Vicente e o líder comunitário Gerson Pereira, na Praia, a quem se junta Salvador Mascarenhas, do movimento Sokols, em São Vicente. Mas há também algumas notas positivas…
A democracia precisa de uma sociedade civil actuante
É consenso geral que a democracia para se consolidar precisa de ter uma sociedade civil actuante e ciosa da sua autonomia. Tocqueville nas primeiras décadas da república americana já chamava a atenção para a importância crucial do associativismo e do que hoje se chama de capital social para o funcionamento pleno da democracia.
Câmara e Sokols com interpretações diferentes sobre cartaz retirado
A Câmara Municipal de São Vicente esclarece que mandou retirar o cartaz com os rostos dos deputados que não votaram contra o Estatuto Especial da Praia porque o conteúdo era diferente daquilo que tinha sido solicitado pela Multitons. Empresa diz que pediu licença, no âmbito da habitual actividade da empresa. Sokols ameaça com queixa no Ministério Público.
São Vicente também marchou por Giovani
São Vicente juntou-se hoje à marcha silenciosa de homenagem ao estudante cabo-verdiano, Luís Giovani dos Santos Rodrigues, que morreu a 31 de Dezembro depois de agressões sofridas em Bragança, Portugal. Perto de mil pessoas, trajadas de preto e branco, aderiram à iniciativa, de acordo com o movimento Sokols 2017, que organizou a marcha..
Morte de três crianças em barraca relança debate sobre problemas habitacionais
O ano começou com a notícia trágica da morte de três crianças, num incêndio numa ‘casa de tambor’, na localidade de Pedra Rolada, ilha de São Vicente. Além das vítimas mortais, o incêndio, na madrugada de dia 1, deixou quatro pessoas hospitalizadas, com ferimentos causados por queimaduras e inalação de fumos.
2019, o ano horribilis da Polícia Nacional
O aumento da criminalidade e vários casos internos chocantes – incluindo um homicídio alegadamente acidental entre colegas – fizeram de 2019 um ano terrível para a Polícia Nacional. No ano que finda fica também marcado em Cabo Verde pela seca, que há três anos desafia o país, e por uma apreensão recorde de cocaína. Estes são alguns dos temas que fazem parte desta restrospectiva de 2019.
Sokols lança campanha para ajudar vítimas de incêndio em Pedra Rolada
A Sokols lançou uma campanha de recolha de bens para ajudar a família vítima de um incêndio na madrugada de 1 de Janeiro, que matou três crianças, em São Vicente. A iniciativa solidária foi lançada na noite desta quarta-feira e visa, sobretudo, a construção de uma “casa digna” para os familiares.
"Maskrinhas de cu pelod". Augusto Neves desafia: "tirem a máscara"
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente acusa o presidente da UCID e o presidente da Comissão Política Regional do PAICV de usarem o movimento Sokols para incitar à violência. Augusto Neves falava esta segunda-feira, em conferência de imprensa, durante a qual referiu-se a "pessoas que fugiram de São Vicente" e que agora "bem pta rede".
Governo e câmara receberam ‘cartão vermelho’ da população
Na maior manifestação dos últimos anos, milhares mostraram o seu descontentamento com a situação da ilha
“É preciso que o Governo resolva os problemas para que não seja o povo a resolver” - UCID
A UCID alerta o Governo para a necessidade de dar resposta positiva às reivindicações que estiveram na base da manifestação de 5 de Julho, em São Vicente, para dessa forma precaver situações futuras que possam colocar em causa a integridade e a paz social do país, disse hoje o partido.
"Soncent crê sei de isolamento"
Os são-vicentinos voltaram hoje a sair à rua para mostrar o seu descontentamento com a falta de políticas do governo para a ilha, sobretudo a nível dos transportes. Questões económicas, sociais, de saúde, culturais e ambientais também constaram da lista das reivindicações.
Sokols espera adesão "em massa" na manifestação do 5 de Julho
O movimento Sokols espera uma adesão em massa da população em São Vicente na manifestação do 5 de Julho. A manifestação tem concentração marcada para as 10 horas, na Praça Estrela, e deve percorrer as principais artérias da cidade do Mindelo.
Exigir na rua para que se decida nos gabinetes
Cabo-Verdianos encontram nas manifestações forma de fazer ouvir a sua voz. Em São Vicente, o Dia da Independência volta a ser assinalado nas ruas.
Jovens protestam "por um Tarrafal melhor e digno"
Exigir o desenvolvimento de Tarrafal de Santiago, mais transparência na governação e emprego jovem. Eis alguns dos motivos que levam o grupo “Corda Tarrafal” a organizar uma manifestação agendada para a próxima sexta-feira, 11.
Da vontade de ir e [poder] voltar
Belarmino Lucas, Antónia Mosso, Carlos Araújo e Olavo da Luz concordam: em São Vicente, 2018 não foi um ano fácil. Os transportes estiveram no topo da agenda.
São-vicentinos marcharam contra "as fomes de hoje"
Cerca de uma centena de são-vicentinos manifestou-se este 5 de Julho contra “as fomes”que afligem a ilha e o país, de um modo geral. Numa reedição da marcha da fome do capitão Ambrósio, os manifestantes percorreram as ruas do Mindelo, desde a Ribeira Bote até à avenida Marginal, vestidos de negro, empunhando a bandeira negra da fome.
Sokols quer embargar obras em vala de drenagem de águas pluviais em Chã de Alecrim
A Sokols 2017 vai pedir o embargo das obras para a construção de habitação numa ribeira de drenagem de águas pluviais em Chã de Alecrim, São Vicente. O pedido de embargo deve dar entrada, ainda esta semana no Tribunal da Comarca de São Vicente.
Sokols ou a luta dos cidadãos contra o centralismo e outros ismos do sistema
Os Sanvicentinos voltaram a sair à rua, a 13 de Janeiro, na chamada Marcha pela Democracia promovida pelo movimento Sokols. A escolha da data não foi inocente: em causa está a reivindicação de uma “melhor democracia”, que abra as portas à efectiva participação dos cidadãos nas tomadas de decisões e acesso aos órgãos de poder. “Por um Cabo Verde harmonioso, equilibrado e justo” é o slogan principal e a descentralização um passo aqui exigido para um país mais feliz.
Destaques da edição 842
Nesta edição, o Expresso das Ilhas faz manchete com as eleições na UNICV. O que querem os candidatos para a universidade de Cabo Verde?
Ulisses diz que manifestação em São Vicente "não tem nada a ver" com actual Governo
O primeiro-ministro disse sábado que a manifestação de ontem, em São Vicente, contra o centralismo, "não tem nada a ver" com actual Governo, que considera ser o que mais tem feito a descentralização do país.
mais