Artigos sobre Sindicatos
Governo trabalha para reduzir uso da requisição civil
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social afirmou hoje que o Governo está a trabalhar a questão da requisição civil, no âmbito da reforma do Código Laboral, para que a mesma seja recorrida o mínimo possível e em casos de extrema necessidade e de interesse geral.
Professores confirmam greve a 19 e 20 de Setembro
Caíram por terra as negociações entre o Ministério da Educação e o SINDPROF. Professores vão mesmo partir para a greve nos dias 19 e 20 de Setembro.
Aulas decorrem, apesar da greve de professores
No primeiro dia de greve de professores, as aulas decorrem, com alguns professores à porta de escolas da capital, em protesto contra as alterações à carreira propostas pelo Governo, constatou hoje a Lusa. O presidente do Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (Sindep), Jorge Cardoso, considerou que a greve dos professores, iniciada hoje a nível nacional, foi “bem pensada e muito importante”, tendo os docentes respondido à altura.
Edição 1190
Destaque de manchete, na edição desta semana, para a entrevista com Jacinto Santos.
PM pede a sindicatos de professores que tenham “noção dos limites” da despesa
O primeiro-ministro pediu hoje aos sindicatos de professores que tenham uma “noção dos limites” da despesa pública, face às reivindicações e ameaças de greve no regresso às aulas.
Educação em Cabo Verde - quando um Presidente se sente sindicalista, e os sindicalistas não se sentem professores
Quando a educação se transforma numa guerra política, as vítimas são as crianças e jovens e, portanto, destrói-se o futuro. O veto presidencial ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações do Pessoal Docente é, assim, um ataque às crianças e jovens e uma condenação do futuro de Cabo Verde.
Sindicatos alertam para incertezas ante o início do novo ano lectivo
O veto do Presidente da República, José Maria Neves, ao Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente, aprovado pelo Governo, foi recebido com satisfação pelos principais sindicatos de professores em Cabo Verde. Considerando a decisão um passo importante para a defesa dos direitos da classe, os sindicatos manifestaram preocupação com o rumo das negociações e alertaram para a possibilidade de uma greve iminente, caso o Governo não apresente uma proposta que atenda às suas reivindicações
Para um ano lectivo sem sobressaltos
O novo ano lectivo arranca na próxima semana a partir do dia 16 de Setembro e já se anuncia que vai ser conturbado. Aliás, há meses que se vem preadivinhando que iria arrancar a meio de conflito aberto entre o governo e os sindicatos dos professores. A iniciativa governamental, após vários rounds de negociação, de avançar com um decreto-lei dando satisfação à parte significativa das reivindicações, em particular, quanto às requalificações e ao aumento do salário-base abriu a possibilidade de se evitar perturbações na abertura das aulas. Rapidamente, porém, as esperanças nesse sentido se desvaneceram.
Sindicatos congratulam-se com veto Presidencial do decreto lei sobre PCFR do pessoal docente
Os sindicatos dos professores, nomeadamente o Sindep e o Sindprof congratularam-se e agradeceram hoje o veto do Presidente da República do decreto lei sobre o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente.
FICASE promete concluir PCFR em breve
O processo para a criação do PCFR (Plano de Carreiras, Funções e Remunerações) dos profissionais da Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) já está em andamento. Segundo o presidente do conselho de administração da instituição, Adilson Freire, foi contratada uma empresa para fazer a consultoria e elaborar o documento, que “brevemente” será socializado
Suspensa greve dos profissionais de Saúde
Os sete sindicatos que representam os profissionais da Saúde em Cabo Verde suspenderam a greve de três dias, que teve início esta quarta-feira, 31, com efeitos a partir das 08:00 de sexta-feira, 02 de Agosto.
Sindicatos prometem paralisar Sistema Nacional de Saúde com greve a partir do dia 31 de Julho
Os sete sindicatos representantes dos profissionais de saúde prometem paralisar todo o Sistema Nacional de Saúde (SNS) com uma greve, a partir do dia 31 deste mês até 03 de Agosto, que poderá envolver quatro mil profissionais.
Professores rejeitam acordo e ameaçam novo ano lectivo
Dois sindicatos de professores recusaram-se, esta quarta-feira, a assinar um acordo com o Ministério da Educação sobre algumas reivindicações da classe e ameaçam não iniciar o próximo ano lectivo, em Setembro, anunciaram hoje os líderes sindicais.
Reforma antecipada deverá chegar aos trabalhadores do privado. Sindicatos e patrões concordam com medida
Reformas na legislação laboral e protecção social deverão contemplar possibilidade de reforma antecipada para trabalhadores do sector privado. Parceiros apoiam. Pensão será paga com penalização.
Sindicatos e Ministério da Saúde chegam a acordo e greve dos profissionais de saúde fica suspensa
Os sindicatos representativos dos profissionais de saúde decidiram suspender a greve marcada para 15, 16 e 17 deste mês, na sequência de um memorando de entendimento assinado hoje com o Governo.
Edição 1128
Esta semana a manchete do Expresso das Ilhas dá destaque à moção de censura ao governo que vai ser apresentada pelo PAICV nesta sessão parlamentar.
Primeiro-ministro volta a afastar possibilidade de aumento salarial
Ulisses Correia e Silva voltou hoje a afastar a possibilidade de aumento salarial, pedido pelos sindicatos, afirmando que o Governo vai concentrar esforços nas pessoas sem rendimento por causa das sucessivas crises.
Privados e sindicatos “satisfeitos” com visão de Cabo Verde para 2030
Os representantes do privado, da CCSL e da UNTC-CS manifestaram-se, esta terça-feira, satisfeitos com o roteiro para a construção da visão do país para 2030, alegando que o desenvolvimento só será possível com a execução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sindicatos divididos realizam manifestações separadas por dois dias
A maior central sindical cabo-verdiana, a UNTC-CS está dividida e cada uma das partes vai realizar a sua manifestação, com uma diferença de dois dias, para exigir melhores condições laborais, mas o Governo entende não haver razões para os protestos.
Destaques da edição 924
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Elísio Macamo, da Universidade de Basileia: “Os ODS são parte duma máquina de infantilização dos nossos países”. Elísio Macamo nasceu e cresceu em Moçambique.
mais