Artigos sobre SIACSA
Precisamos melhorar a situação sociopolítica laboral do país - Siacsa
O presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (Siacsa) alertou, hoje, para o agravamento da situação laboral no país, e denunciou a criação “deliberada” de conflitos e o desrespeito aos direitos dos trabalhadores. Gilberto Lima criticou a actuação de “certos” actores sociais, que, estão provocando instabilidade e prejudicando os trabalhadores em diversos sectores do país.
Pendências reivindicativas dos enfermeiros contratados poderão ter luz verde a partir de Outubro
As pendências reivindicativas dos enfermeiros contratados poderão começar a ter luz verde a partir do mês Outubro, intenção expressada hoje durante uma reunião tripartida entre o SIACSA, a DGT e o Ministério da Saúde.
Ameaça leva trabalhadores da CMP a suspender greve agendada para hoje
Os trabalhadores dos serviços de motorista, vigilantes e controladores da Câmara Municipal da Praia suspenderam a greve agendada para hoje.Decidiram interpor um processo judicial contra a edilidade por alegadas violações de direitos laborais, nomeadamente a implementação do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR)
SIACSA acusa Câmara da Praia de “descontos ilegais” no salário dos trabalhadores
Trabalhadores afectos à área de saneamento da Câmara Municipal da Praia iniciaram hoje uma greve de dois dias. Para alem do não cumprimento das revindicações, a SIACSA acusa a autarquia de “desconto ilegal no salário dos trabalhadores”
SIACSA denuncia irregularidades nas câmaras municipais e anuncia greve dos bombeiros de Santa Catarina
O Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (SIACSA) denunciou, hoje, atrasos nos pagamentos e irregularidades nas progressões dos funcionários em várias câmaras municipais do país e confirmou o avanço da greve dos bombeiros municipais de Santa Catarina, prevista para o dia 12, devido ao não cumprimento das promessas de resolução das pendências por parte das autoridades.
Siacsa pede unificação salarial e medidas para atenuar outras questões laborais dos bombeiros municipais
O Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Afins (Siacsa) considerou hoje que a situação laboral dos bombeiros das câmaras municipais é “gritante e lamentável” e pediu a unificação salarial entre os colaboradores da classe e medidas urgentes para atenuar outras questões laborais pendentes desde 2020.
Bombeiros Municipais de São Vicente anunciam novos protestos partir de 8 de Fevereiro
Os Bombeiros Municipais de São Vicente anunciaram uma manifestação a partir de 8 de Fevereiro, seguida de uma greve de seis dias. A medida é justificada pelo alegado incumprimento da Câmara Municipal dos acordos assinados para melhoria das condições laborais da classe.
Trabalhadores da Frescomar protestam nas ruas contra despedimentos
Um grupo de trabalhadores da Frescomar manifestou-se hoje pelas ruas do Mindelo. Em causa, a alegada intenção da administração da empresa em desencadear um despedimento colectivo que pode afectar centenas funcionários da fábrica conserveira.
Mais de 200 trabalhadores despedidos na Frescomar “por falta de matéria-prima” - SIACSA
Mais de 200 trabalhadores da conserveira Frescomar, em São Vicente, foram despedidos desde o início deste ano e mais de 160 estão em casa a receber o salário, mas sem previsão de regresso ao activo. Em causa, a alegada falta de matéria-prima para o sector de lombo de atum, fornecida pela Atunlo, empresa de processamento de pescado instalada no Porto Grande que estará na iminência de encerrar portas, denunciou hoje o SIACSA.
SIACSA ameaça levar situação dos Estivadores do Porto da Praia aos Tribunais
O presidente do Sindicato de Indústria, Serviços Gerais, Alimentação, Construção Civil, Agricultura, Segurança Privada e Serviços Marítimos e Portuários (SIACSA), Gilberto Lima, afirma que a situação dos Estivadores do Porto da Praia é bastante tensa e que se os problemas persistirem o sindicato pondera levar o caso aos tribunais.
Bombeiros Municipais suspendem greve e anunciam acordo com a CMSV
Os Bombeiros Municipais de São Vicente cancelaram a greve de seis dias, que deveria começar no dia 29. A decisão surge na sequência de um acordo alcançado com a autarquia para a resolução dos principais pontos do caderno reivindicativo, a partir de Janeiro de 2024.
Bombeiros em São Vicente anunciam seis dias de greve
Os Bombeiros Municipais de São Vicente anunciam uma paralisação de seis dias, a partir de 29 de Dezembro. Informação avançada hoje pelo representante do SIACSA, Heidy Ganeto, que recorda os compromissos assumidos.
Nadadores-salvadores em São Vicente suspendem pré-aviso de greve
Os nadadores-salvadores em São Vicente suspenderam o pré-aviso de greve, depois de terem chegado a um princípio de acordo com a Câmara Municipal de São Vicente, anunciou hoje o SIACSA.
Nadadores-salvadores em São Vicente anunciam greve
Os nadadores-salvadores em São Vicente anunciam a realização de uma greve nos dias 29 e 30 de Setembro e 1 de Outubro. A paralisação de três dias visa exigir o pagamento dos subsídios de risco e de turno, aumento salarial e contratação de mais profissionais, anunciou hoje o sindicato que os representa.
SIACSA denuncia “calamidade laboral” em São Vicente
O SIACSA classifica de “calamidade laboral sem precedentes”, a situação laboral em São Vicente. Em causa, baixos salários, aumento do custo de vida, despedimentos e perseguições, apontou hoje o coordenador local do sindicato, em declarações feitas na sua sede regional em Mindelo.
SIACSA denuncia desrespeito aos direitos trabalhistas nas Câmaras Municipais
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias de Cabo Verde (SIACSA), Gilberto Lima, denunciou hoje que a maioria das câmaras municipais continua a não observar os direitos trabalhistas, especialmente no que diz respeito à actualização salarial.
SIACSA denuncia despedimento colectivo na Frescomar. Empresa nega
O Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (SIACSA) denunciou, hoje, um alegado despedimento colectivo em curso na Frescomar, em São Vicente. A conserveira desmente.
Bombeiros em São Vicente podem ficar sem viaturas operacionais “a qualquer momento”
O Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (SIACSA) alerta para a iminência da corporação de bombeiros de São Vicente ficar sem viaturas operacionais. Denúncia feita hoje, em conferência de imprensa, realizada pelo Coordenador do Sindicato que representa os bombeiros.
Bombeiros e profissionais do saneamento da câmara da Praia vão entrar em greve
Os bombeiros municipais e os profissionais da área do saneamento da Câmara Municipal da Praia iniciam no dia 21 de Fevereiro uma greve de três dias para exigir o pagamento do subsídio de risco.
Bombeiros Municipais de São Vicente desconvocam greve
Os Bombeiros Municipais de São Vicente cancelaram a greve de cinco dias, que deveria começar hoje. A classe e a Câmara Municipal chegaram a acordo nos principais pontos do caderno reivindicativo. Informação confirmada à Rádio Morabeza pelo SIACSA, sindicato que representa os soldados da paz.
mais