Artigos sobre Senegal
Parlamento do Senegal rejeita revisão da Constituição
A Assembleia Nacional senegalesa rejeitou um projecto de revisão da Constituição apresentado pelas novas autoridades, visto como um passo para a dissolução de um parlamento hostil ao Governo.
Ilha do Sal: Director-geral da Agência de Promoção Turística do Senegal prevê possibilidade de trabalhar com Cabo Verde
O director-geral da Agência de Promoção Turística do Senegal expressou esta terça-feira a possibilidade do seu país trabalhar com Cabo Verde, no segmento litorâneo, área em que, afirmou, o país tem “boa experiência”.
Senegal lançou com sucesso o seu primeiro satélite
O Senegal colocou com sucesso o seu primeiro satélite em órbita, anunciou o Presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, considerando que o lançamento marca um grande passo para a "soberania tecnológica" do país.
Delegação da Juventude Cabo-Verdiana participa no Fórum Sub-Regional da Juventude no Oeste Africano
A Delegação da Juventude Cabo-Verdiana participa do Fórum Sub-Regional da Juventude no Oeste Africano, que ocorre de 12 a 15 de Agosto em Dakar, Senegal. Esta é a quinta edição do fórum, que tem como tema central "O envolvimento dos jovens na concepção, desenvolvimento e implementação de políticas governamentais a favor da paz e da consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável".
“O Senegal é um dos países da CEDEAO que melhor compreende a nossa situação de insularidade”
Numa conversa guiada pelas relações a dois compassos – a informalidade e o formal – entre Cabo Verde e Senegal, o Embaixador Hermínio Moniz partilha a visão sobre as dinâmicas históricas e actuais entre os dois países e os seus povos. Dos cidadãos e comunidades, ao relacionamento político e regional, o diplomata destaca como o Senegal, país que vive um momento “charneira” no seu processo de desenvolvimento, pode e deve ser um forte parceiro estratégico de Cabo Verde. Uma ligação sustentada pela boa vizinhança, mas também pela partilha de valores democráticos, numa região agastada pelos ataques à ordem constitucional.
RSF insta novo presidente do Senegal a garantir liberdade de imprensa
A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) instou o novo chefe de Estado senegalês a tomar medidas a favor da liberdade de imprensa, após três anos de agressões e detenções de jornalistas e de suspensão de meios de comunicação.
Senegal intercepta caiaque com 219 migrantes a bordo incluindo 25 menores
A marinha senegalesa interceptou nas suas águas territoriais um caiaque com 219 pessoas a bordo, incluindo 25 menores, alegadamente proveniente da Gâmbia, informou na segunda-feira a marinha deste país da África Ocidental, com fronteira com a Guiné-Bissau.
Presidente do Senegal nomeia "opositor" como primeiro-ministro do país
O Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, nomeou primeiro-ministro Ousmane Sonko, opositor excluído das presidenciais, no que foi visto como uma tentativa do então governo de Macky Sall de silenciar as vozes da oposição.
José Maria Neves participa na tomada de posse do novo Presidente do Senegal
O Presidente da República, José Maria Neves, vai representar o Estado de Cabo Verde, na cerimónia de posse do novo Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, prevista para esta terça-feira, 02, informou hoje a Presidência da República.
Candidato no Senegal retira-se e apela ao voto em candidato anti-sistema
Um dos 19 candidatos às eleições presidenciais de domingo no Senegal, Cheikh Tidiane Dieye, anunciou hoje a sua retirada da corrida e apelou ao voto no candidato anti-sistema Bassirou Diomaye Faye.
Libertados opositores no Senegal a dez dias das eleições presidenciais
O líder da oposição do Senegal, Ousmane Sonko, e o candidato presidencial Bassirou Diomaye Faye foram libertados na quinta-feira da prisão, no âmbito de uma lei de amnistia para os detidos por actos políticos.
PR senegalês anuncia amnistia geral a manifestantes detidos desde protestos de 2021
O Presidente do Senegal, Macky Sall, anunciou hoje que vai propor ao parlamento uma lei de amnistia geral que abrange os fortes protestos ocorridos desde 2021 no país, para impulsionar a reconciliação nacional.
Centenas manifestam-se na capital do Senegal para pedir eleições presidenciais
Centenas de pessoas manifestaram-se hoje na capital do Senegal, Dakar, para pedir ao chefe de Estado do país eleições presidenciais antes do fim do seu mandato, em 02 de Abril, depois de o governante as ter adiado.
Conselho Constitucional do Senegal considera ilegal adiamento de presidenciais
A mais alta autoridade eleitoral do Senegal anulou e declarou inconstitucional a decisão do Governo de adiar para Dezembro as eleições presidenciais de 25 de Fevereiro, informou hoje a agência de notícias Associated Press (AP).
Incertezas aumentam neste ano de 2024
Já na segunda metade do mês de Fevereiro torna-se cada vez mais evidente que o ano de 2024 vai ser um ano de mudanças ainda mais profundas do que se esperava. Crise da democracia, tensões geopolíticas e perturbações no comércio internacional a par do problema crescente das migrações e das alterações climáticas conjugam-se para criar um quadro global volátil. As guerras existentes poderão ser ampliadas e outras poderão emergir das enormes tensões já existentes. O facto de se calcular que quatro mil milhões de pessoas vão às urnas em todos os continentes durante este ano e que se torna difícil prever os resultados e os governos que vão dali surgir empresta um ar de imprevisibilidade ainda maior aos acontecimentos.
Presidente senegalês convoca Conselho de Ministros para debater crise
O presidente senegalês, Macky Sall, convocou hoje o Conselho de Ministros para debater a crise provocada pelo adiamento das eleições presidenciais no país, e pode estar a considerar uma amnistia que liberte os principais líderes da oposição.
Senegal prepara "mobilização" contra adiamento das presidenciais
Um grupo de organizações da sociedade civil senegalesa apelou hoje à população para se "mobilizar em massa" contra o adiamento das eleições presidenciais, revelando que está a preparar várias acções, incluindo uma manifestação e uma greve geral.
Senegal: Adiamento de eleições cria instabilidade e perda de investimento
A agência de notação financeira Standard & Poor's alertou hoje que a decisão de adiamento das eleições presidenciais no Senegal cria instabilidade política e pode levar à fuga de capitais e perda de confiança dos investidores.
Senegal está à beira da autocracia e arrisca um golpe militar
O analista africano Paul-Simon Handy disse hoje que o Senegal "está a um passo de se tornar numa autocracia" e antecipa a possibilidade de os militares senegaleses decidirem tomar o poder pela força.
Campeão e vice-campeão do CAN eliminados nos oitavos de final
As seleções do Senegal campeão em título, e o Egipto, vice-campeão, estão fora do Campeonato Africano das Nações (CAN’2023) ao “caírem” nos oitavos de final da competição.
mais