Artigos sobre PIB
"Deixar a energia russa prejudicou o PIB da UE" - PM da Hungria
O primeiro-ministro húngaro considerou hoje que "deixar a energia russa prejudicou o Produto Interno Bruto (PIB)" da União Europeia (UE) e criticou o que disse ser a perda de competitividade do bloco político-económico.
PIB com crescimento de 8,5% no 2º trimestre de 2024
De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no segundo trimestre de 2024 o Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde registou um crescimento de 8,5% em termos reais, comparado com o mesmo período de 2023. Esta taxa é inferior em 2,4 pontos percentuais (p.p.) à verificada no primeiro trimestre de 2024.
Ilhas de Santiago, São Vicente e Sal lideram maior peso médio na estrutura do PIB nacional de 2015 a 2021
De acordo com os resultados das Contas Nacionais, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que as ilhas de Santiago, São Vicente e Sal, apresentaram maior peso médio na estrutura do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde de 2015 a 2021.
PIB aumentou 15,8% em 2022
O Produto Interno Bruto (PIB) registou um crescimento de 15,8% em 2022, em termos reais, taxa superior em 8,8 pontos percentuais (p.p.) em comparação ao ano anterior, conforme as Contas Nacionais Anuais Definitivas 2022.
Turismo puxa pela economia no segundo trimestre
Economia cabo-verdiana cresceu, entre Abril e Junho deste ano, mas menos do que nos primeiros três meses de 2024, referem os indicadores económicos e financeiros, publicados pelo Banco Central. Entretanto, segundo o relatório de supervisão comportamental, o BCV recebeu, em 2023, 211 reclamações dos consumidores financeiros – 197 relacionadas com o sector bancário e 14 com o segurador.
DizCorrendo : Emigração Cabo-Verdiana – História, Realidade e Oportunidade
A emigração está profundamente enraizada na história e identidade de Cabo Verde, devido à sua localização geográfica e condições ambientais adversas, como a escassez de água e as secas periódicas. A necessidade de buscar melhores oportunidades no exterior tornou-se uma constante para os cabo-verdianos ao longo dos séculos.
Estar atento às armadilhas no caminho do desenvolvimento
Na semana passada o Banco Mundial emitiu um alerta aos países de rendimento médio dizendo-lhes que estão numa corrida contra o tempo. Numa publicação intitulada “Armadilha dos países de rendimento médio” (Middle income trap) o BM deixa claro que os próximos tempos não são os melhores para se fazer a transição de país de rendimento médio-baixo para o grupo dos países de rendimento médio-alto e muito menos para os de rendimento alto. Desde 1990 só trinta e quatro países conseguiram escapar à armadilha e elevar-se para o grupo de rendimento alto. São actualmente 108 os países de rendimento médio a tentar e a situação internacional é muito pior.
BCV diz que Produto Interno Bruto cresceu 5,1 % em 2023
O Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu 5,1 por cento (%), em 2023, e a taxa de inflação média anual situou-se em 3,7 %, anunciou hoje o Banco de Cabo Verde (BCV).
Sector Público Empresarial cresce 2,2% no quarto trimestre de 2023 e melhora níveis de risco
O activo do Sector Público Empresarial (SPE) apresentou, no quarto trimestre de 2023, a nível patrimonial uma dinâmica positiva de 2,2%, alcançando cerca de 129,8 mil milhões de escudos, representando 49,2% do PIB. No mesmo período, quatro empresas apresentaram uma melhoria do seu nível de risco, com uma se posicionando na categoria de very low risk, duas saindo da categoria de high risk para moderate risk, e uma passando de very high risk para high risk.
Economia do Mar com crescimento significativo entre 2015 e 2017 - INE
Em 2015, o Valor Acrescentado Bruto (VAB) da Economia do Mar representava 17,4% do VAB nacional, nos anos seguintes, o sector registou um aumento contínuo, com um crescimento de 0,2 pontos percentuais (p.p.) em 2016 e 2,6 p.p. em 2017, reflectindo uma evolução positiva e sustentada. Conforme o Instituto Nacional de Estatística (INE) a Economia do Mar apresentou um crescimento notável entre 2015 e 2017.
Mais solidariedade e união para melhor estado da Nação
Passado o choque causado pela pandemia da covid-19, seja na violenta contracção da economia de 14,8% do PIB, seja na retoma que veio a seguir com taxas de crescimento do PIB de 7,1% em 2021 e 17,7% em 2022 e 5,1 em 2023, o país tende a normalizar-se aquém dos 7% desejados ou prometidos. O FMI no último Economic Outlook projecta taxas de crescimento anual até 2029 que não chegam aos 5%.
PIB cresce 10,2% no primeiro trimestre de 2024
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta segunda-feira, que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou um aumento de 10,2% em termos reais no primeiro trimestre de 2024, comparado ao período homólogo. Esta taxa é 3,6 pontos percentuais (p.p.) superior à verificada no quarto trimestre de 2023.
Edição 1179
Destaque de manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a entrevista com Myrian Vieira, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
PIB cresce 10,2% no primeiro trimestre de 2024
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou um aumento de 10,2% em termos reais no primeiro trimestre de 2024, comparado ao período homólogo. Esta taxa é 3,6 pontos percentuais (p.p.) superior à verificada no quarto trimestre de 2023.
Zona Económica Especial Agroindustrial de Santo Antão (Zeeasa)
– Uma proposta para a promoção da criação de empregos na ilha –
Dívida pública cai para 107,1% do PIB em Maio de 2024
A dívida pública de Cabo Verde registou uma redução de 4,8 pontos percentuais em comparação com o período homólogo, atingindo 107,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no mês de Maio de 2024.
Banco Mundial lembra que diminuição do apoio a empresas públicas é fundamental para redução da exposição a choques externos
PIB cresceu 5,1% em 2022. Crescimento será de 4,7% em 2024. Sector empresarial do Estado continua a ser fonte de preocupação. Economia Azul é oportunidade.
Banco Mundial perspectiva crescimento de 4,7% do PIB em 2024
O Banco Mundial perspectiva um crescimento de 4,7% do PIB este ano. A estimativa é que este crescimento se mantenha à volta dos 5% até 2026. Os dados constam do Relatório Cabo Verde Economic Update24, apresentado hoje, em São Vicente .
“Pequenos estados insulares estão numa situação muito difícil”
Jorge Moreira da Silva, sub-secretário geral da ONU e Director Executivo da United Nations Office for Project Services (UNOPS na sigla em inglês) esteve presente na mais recente cimeira dos SIDS que decorreu em Antígua e Barbuda. Em entrevista ao Expresso das Ilhas apela a uma maior cooperação da comunidade internacional com os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS na sigla em inglês) e defende que é preciso “mobilizar mais financiamento para os SIDS”.
“Em política, não basta realizar, é preciso gerir expectativas” - Francisco Tavares, consultor de Planeamento Estratégico e Políticas Públicas
O Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as Estatísticas do Mercado de Trabalho, bem como o III Inquérito sobre Governança, Paz e Segurança, dois documentos que tomam o pulso à realidade socioeconómica e às percepções da população sobre aspectos fundamentais da política, democracia e vida em comum. Em análise aos dados, e com foco na juventude, o consultor Francisco Tavares destaca a necessidade de alinhar políticas públicas com as expectativas dos jovens para evitar a sua saída do país e melhorar a percepção da população sobre os políticos.
mais