Artigos sobre PAICV
Parlamento: PAICV pede medidas para combater a dengue e UCID chama atenção para mercado sem repelentes
O PAICV exigiu hoje medidas do Governo para evitar a proliferação da dengue, sublinhando que os cabo-verdianos anseiam “ouvir decisões e não caça aos responsáveis”, enquanto a UCID mencionou “falta generalizada” de repelentes.
Parlamento: PCFR dos professores “perpetua injustiça e desestimula qualificação” da classe - PAICV
O líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) afirmou hoje que o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) “perpetua injustiças” na categorização dos professores e “desestimula” a qualificação docente.
PAICV promete accionar mecanismos para que PCFR seja o mais consensual
O PAICV promete accionar todos os mecanismos existentes para que o PCFR do pessoal docente seja o mais consensual possível. Afirmação feira pela Adélsia Almeida em conferência de imprensa para balanço das jornadas parlamentares e antevisão da primeira sessão parlamentar de Outubro, que começa esta quarta-feira.
PAICV acusa Governo de falhar no combate à dengue
O PAICV considera que o Governo falhou no combate à dengue. Posição expressa hoje, na Praia, pela deputada e membro da direcção concelhia do partido, Paula Moeda, numa conferência que teve lugar na sede do partido
A Constituição - o local onde todos se tornam iguais
“Um Homem, um Voto” - este foi o conceito introduzido pelos gregos de Atenas, que deu origem à Democracia. Apesar disso, a Democracia Grega não eliminou muitas das discriminações existentes na época, como a escravidão e a desigualdade de género. A evolução rumo à igualdade demorou mais de 15 séculos, até a Magna Carta ser assinada em 1215 como um primeiro passo na igualdade entre os homens e na criação de uma constituição moderna.
Governo e partidos políticos esperançados num ano político positivo
Revisão Constitucional, revisão do Regimento da Assembleia Nacional escolha de novos dirigentes para os Órgãos Externos à Assembleia Nacional são temas que vão marcar o ano parlamentar que começa na próxima quarta-feira. Governo, PAICV e UCID perspectivam o que será um ano político marcado por eleições autárquicas e pela preparação das legislativas de 2026.
Edição 1192
Destaque de manchete, nesta edição do Expresso das Ilhas, para o início de mais um ano parlamentar.
Amílcar Cabral e o Cabralismo: uma perspectiva crítica
O centenário do nascimento de Amílcar Cabral (A.C.), que ocorre este ano, tem gerado ao longo do ano uma quantidade significativa de debates e artigos de opinião, tanto em Cabo Verde como em Portugal, com as comemorações atingindo o seu auge hoje dia 12 de setembro de 2024, a data do seu nascimento. No entanto, muitos das intervenções estão enraizadas num discurso datado, e têm refletido uma visão centrada nos conceitos dos anos 60 e 70 do século passado, em vez de considerar a problemática a partir de uma perspectiva mais moderna, consentânea com os valores democráticos do século XX e XXI. As manifestações comemorativas tendem a glorificar ou a beatificar A.C., sem, no entanto, abordar as contradições e as inconsistências do cabralismo. Promover um debate mais equilibrado e crítico sobre o legado de A.C. é fundamental do ponto de vista histórico.
Presidente do PAICV critica governo por não fazer funcionar novo Centro de Saúde Reprodutiva da Boa Vista
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) critica o Governo por não criar condições para fazer funcionar o novo Centro de Saúde Reprodutiva construída na ilha.
PAICV e UCID encaram “anúncio tardio” das autárquicas como estratégia de pré-campanha. MpD nega
Os partidos na oposição parlamentar consideram que a data das eleições autárquicas, agendadas para 1 de Dezembro, podia ter sido marcada com mais antecedência para permitir uma maior participação política. MpD não concorda e diz que as preocupações devem estar centradas nas plataformas eleitorais.
PAICV critica exclusão de famílias de trabalhadores informais do subsídio de regresso às aulas
O PAICV acusou hoje o Governo de agravar a desigualdade social no país com a atribuição de subsídio de regresso às aulas pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e desafia o executivo a repor a justiça.
PAICV e UCID propõem autárquicas a 01 de Dezembro
Os dois partidos na oposição parlamentar propuseram hoje que as eleições autárquicas sejam realizadas em 01 de Dezembro, após serem ouvidos pelo primeiro-ministro com vista à marcação da data.
PAICV apoia veto do Presidente da República ao Estatuto do Pessoal Docente e Exige Diálogo com Professores
O PAICV considera que o Presidente da República agiu correctamente ao vetar o Estatuto do Pessoal Docente, alegando que o diploma enviado pelo governo viola a Lei de Bases do Sistema Educativo e prejudica os direitos adquiridos dos professores. O partido defende que o governo deve retornar à mesa de negociações para encontrar uma solução que atenda às justas reivindicações da classe docente e restabeleça a paz laboral no setor educacional.
PAICV garante dar cumprimento a legislação em vigor para cumprir Lei da Paridade nas eleições
O presidente do PAICV (principal partido na oposição), Rui Semedo, garantiu na sexta-feira, 23, que o seu partido vai dar cumprimento a legislação em vigor para cumprir a Lei da Paridade nas eleições.
PAICV critica Governo pela demora na marcação das eleições autárquicas
O presidente do PAICV, Rui Semedo, disse hoje, numa conferência de imprensa que não entende a demora do Governo em marcar as eleições autárquicas.
Valdino Rely Freire de Brito é candidato do PAICV à Câmara do Maio
O professor Valdino Rely Freire de Brito, mais conhecido por Rely Brito será o candidato do PAICV a presidência da câmara municipal do Maio nas autárquicas deste ano anunciou, esta sexta-feira, 23, o presidente do PAICV, Rui Semedo, numa conferência de imprensa.
Autárquicas 2024: Manuel Fernandes Teixeira é candidato do PAICV à câmara de Santa Catarina do Fogo
O professor Manuel Fernandes Teixeira vai ser o candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) à presidência da câmara de Santa Catarina do Fogo nas autárquicas deste ano, segundo uma fonte da CRP do PAICV.
PAICV quer devolver a São Lourenço dos Órgãos a “centralidade que teve no passado”
O líder do PAICV, Rui Semedo, disse hoje que o partido quer recuperar a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos para poder devolver a este município santiaguense a centralidade que teve no passado.
Relatório IGF: MpD acusa PAICV de tentar desviar atenções do “maior escândalo” na Presidência da República
O Movimento para a Democracia (MpD) considerou hoje, em São Filipe, que “existe uma tentativa, ainda que vã”, do PAICV de desviar a atenção das pessoas daquilo que é “o maior escândalo” na Presidência da República.
PAICV encara relatório da IGF como tentativa de condicionar os poderes do Presidente
O presidente do PAICV, Rui Semedo, considera que o relatório da Inspeção Geral do Finanças ( IGF), que diz que o salário da primeira-dama é ilegal, surge num determinado contexto e numa tentativa de condicionar os poderes Presidente da República
mais