Artigos sobre Organização Mundial da Saúde
Jovens são os mais afectados por suicídio em Cabo Verde, numa média anual de 47 casos – estudo
A Directora Nacional da Saúde, Ângela Gomes, informou que Cabo Verde regista uma média anual de 47 casos de suicídio, com tendência predominante entre adolescentes e jovens. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 03 de Junho, durante a abertura do ateliê de socialização da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio na cidade da Praia.
Desafios, estigmas e busca por ajuda
Quando se trata da saúde mental, as mulheres cabo-verdianas lidam com uma variedade de desafios que vão desde questões culturais até factores socio-económicos. Luidmila Monteiro, psicóloga do Serviço de Psiquiatria do Hospital Agostinho Neto, revela que o serviço realizou 6.317 consultas externas de psicologia e psiquiatria, com um total de 160 internamentos no Hospital Trindade, em 2023. Apesar da diminuição de 14% nos internamentos em relação a 2022, Monteiro aponta para um aumento “preocupante” das taxas de suicídio e consumo de substâncias tóxicas entre mulheres, especialmente aquelas de baixo status socio-económico.
Director-geral da OMS inicia visita de dois dias a Cabo Verde
Cabo Verde receberá a visita de dois dias do director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, a partir desta quinta-feira, 11 de Janeiro. O governo considera esta visita um marco importante no reconhecimento internacional dos êxitos do país em saúde pública, uma vez que Cabo Verde pode ser anunciado como país livre de paludismo.
Zimbabué declara estado de emergência em Harare devido a surto de cólera
As autoridades do Zimbabué declararam o estado de emergência na capital do país, Harare, devido a um surto de cólera, com milhares de casos suspeitos e dezenas de mortos.
Cabo Verde inicia campanha de vacinação contra a Gripe para idosos e pessoas de risco
Cabo Verde inicia hoje a vacinação contra a Gripe para pessoas maiores de 65 anos e aqueles em situações de risco, como diabéticos, pacientes com neoplasias malignas, doença renal crónica, insuficiência cardíaca, obesidade, entre outros.
Vacinação contra o HPV alargada aos meninos
Cabo Verde alargou a vacinação contra o vírus do Papiloma humano (HPV, da sigla em inglês) aos rapazes de 10 a 14. O acto simbólico deste alargamento aconteceu ontem, e inicia-se agora o processo de vacinação de 26.500 meninos, nas escolas ou nos centros de saúde. 50 mil doses de vacinas doadas pelo Brasil permitiram este passo, que abre uma nova fase na vacinação contra o HPV em Cabo Verde.
Profissionais de saúde defendem investimentos em políticas abrangentes e abordagem multidisciplinar na prevenção do suicídio
Em Cabo Verde, o suicídio é uma preocupação de saúde pública, com casos envolvendo pessoas cada vez mais jovens. No âmbito do “Setembro Amarelo”, o Expresso das Ilhas abordou profissionais ligados à saúde que defenderam que a prevenção do suicídio em adolescentes é uma questão crítica que requer uma abordagem multidisciplinar e um conjunto abrangente de políticas públicas.
Autoridades detêm oito pessoas por colapso de barragens na Líbia
O Procurador-Geral da Líbia ordenou a detenção de oito actuais e antigos funcionários governamentais enquanto decorre a investigação sobre o colapso de duas barragens no início deste mês, que provocou milhares de mortos.
Segundo surto de difteria na Nigéria este ano já causou 307 mortos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para um surto de difteria que afecta actualmente a Nigéria, o segundo que o país enfrenta este ano e que já provocou 307 mortes entre os mais de 9.000 contágios registados.
Poluição atmosférica é primeira ameaça mundial para saúde humana
Um estudo hoje publicado indica que a poluição atmosférica representa um risco maior para a saúde global do que o tabagismo ou o consumo de álcool, perigo exacerbado em regiões como Ásia e África.
Cabo Verde é o terceiro país lusófono no reforço de políticas antitabagismo
Segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Cabo Verde alcançou a terceira posição entre os países de língua oficial portuguesa que têm adoptado medidas exemplares de combate ao tabagismo e redução do consumo de tabaco.
OMS doa 77 Bombas X-Pert ao Ministério da Saúde para combater o paludismo
O Ministério da Saúde recebe hoje da Organização Mundial da Saúde (OMS) 77 das 100 bombas X-Pert, equipamentos essenciais na luta contra ao paludismo. Avaliadas em 54.300 Euros, essas bombas fortalecerão a estratégia de controle das doenças de transmissão vetorial, impulsionando os esforços do país na certificação da eliminação do paludismo.
OMS adopta certificado digital covid-19 da União Europeia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez hoje uma parceria com a Comissão Europeia para alargar a todo o mundo o certificado digital covid-19 da União Europeia (UE), prevendo futuros usos, como um boletim 'amarelo' de vacinas digitalizado.
Quando o bebé existe apenas na cabeça da mulher
Era 2017 quando Ana (nome fictício) enfrentava o que considera um momento “delicado” da sua vida. Acreditava estar à espera de um bebé mesmo quando dois testes e uma ecografia diziam o contrário.
Médico de família é “o primeiro a chegar e o último a sair”
Medicina Geral e Familiar aborda o paciente no seu contexto, trata, acompanha e previne a doença. País faz caminho para novo paradigma nos cuidados de saúde primários. Tema esteve em debate na semana passada, no Mindelo, a propósito do Dia Mundial do Médico de Família, assinalado anualmente a 19 de Maio.
Covid-19 :Pandemia provocou cerca de 337 milhões de anos de vida perdidos
A pandemia de covid-19 provocou quase 337 milhões de anos de vida perdidos a nível global, estimou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando para estagnação de vários indicadores de saúde nos últimos anos.
Afinal, o que não engorda mata. Adoçantes aumentam o risco de mortalidade
Os adoçantes não só não ajudam a perder peso como podem aumentar a mortalidade. O alerta é feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
OMS declara fim da emergência de saúde pública internacional para Mpox
O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje o fim da emergência de saúde pública internacional para a doença Mpox, o mais alto nível de alerta, que estava em vigor desde Julho de 2022.
Redução de mortes mantém-se mas permanece incerteza sobre vírus
O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou hoje a tendência da redução de mortes provocadas pela covid-19 nas últimas semanas, mas alertou para as "incertezas críticas" sobre a evolução do coronavírus SARS-CoV-2.
Dezenas de países prosseguem retirada de cidadãos do Sudão
A Ucrânia anunciou hoje a retirada de 138 pessoas, incluindo 87 ucranianos, do Sudão para o Egipto, devido ao conflito entre o exército e paramilitares que causou centenas de mortos nos últimos dez dias.
mais