Artigos sobre OE
OE 2024 representa um aumento de 10% e reflecte-se primeiramente no Pilar Social – Olavo Correia
O vice-Primeiro Ministro e ministro das Finanças reiterou hoje que o OE 2024 representa um aumento de 10% e reflete-se primeiramente no Pilar Social que representa cerca de 64% das despesas. Olavo Correia sublinha que tendo em conta, a elevação do custo de vida, a aposta é numa política de rendimento e preços tendente à reposição do poder de compra e aumento do salário mínimo no Sector Público devendo este chegar a 17.000 em 2025.
PM enaltece espírito de superação dos cabo-verdianos
Na tradicional mensagem de Natal, o primeiro-ministro enfatizou a união como a força motriz do povo cabo-verdiano e destacou que, apesar dos desafios, a resiliência e a determinação conduzem Cabo Verde para um futuro promissor, marcado por conquistas, desenvolvimento sustentável e esperança renovada.
UNTC-CS propõe ao Governo investimentos na formação de dirigentes sindicais no OE24
A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde (UNTC-CS), sugeriu ao Governo a inclusão de apoio financeiro no Orçamento de Estado para 2024 destinado às centrais sindicais, no domínio da formação e capacitação dos dirigentes e delegados.
Professores prometem resistir: "Se não surtir efeito, vamos para a greve e congelamento de notas"
Os professores estão determinados a fazer ouvir as suas reivindicações. E a forma de luta escolhida é a manifestação marcada para o dia 18. No entanto, afirmam que se esta acção não resultar em respostas positivas por parte do Governo, estão dispostos a intensificar a sua resistência com a ameaça de greves e até mesmo o congelamento de notas.
Contingências e emergências continuam prioridades no OE 2023
O Orçamento de Estado para o ano económico de 2023 prioriza continuar a gerir as contingências e as emergências para proteger as pessoas, empresas e relançar a economia, segundo anunciou hoje o Primeiro-Ministro.
Governo faz ajuste de cerca de 198 milhões de escudos no OE 2022 para reprogramar despesas
O Conselho de Ministros autorizou a transferência de 198.882.927 escudos com vista a reprogramação de despesas, como melhoria de condições de estadia dos doentes evacuados, reforço de algumas rubricas no orçamento de funcionamento da Presidência da República e da necessidade de disponibilizar um espaço para instalação do Ex-Presidente da República.
Em que estado está o país aos olhos da sociedade civil?
Dos transportes à segurança pública, a sociedade civil fala sobre o estado da Nação 2022 em antevisão do debate que vai ter lugar sexta-feira no Parlamento.
Valorizar o capital humano só depende nós
Há uma semana atrás o governo anunciou o investimento do Banco Mundial no valor de 26 milhões de dólares no projecto de Capital Humano. Para o Vice-Primeiro-ministro o financiamento vem no momento crucial quando o país saído da pandemia precisa apostar na formação e na inclusão.
O país precisa sair do círculo vicioso
Os primeiros 100 dias do presidente da república José Maria Neves têm sido intensos, divididos entre audiências, visitas e encontros para além dos actos oficiais.
Regresso visto com confiança, mas sem euforias
Os navios de cruzeiro estão de regresso a Cabo Verde desde o dia 19 do passado mês de Outubro. Até ao final do ano, estão previstas mais de sessenta escalas. Esta retoma deixa optimista o presidente da Câmara de Comércio do Barlavento, no entanto, Jorge Maurício também admite, em conversa com o Expresso das Ilhas, que há ainda muitas incertezas, principalmente por causa do regresso da pandemia nos principais mercados emissores de turistas.
PAICV acusa governo de criar embaraço aos municípios ao propor redução do FFM
O PAICV acusou hoje o governo de criar problemas às Câmaras Municipais ao propor a redução do Fundo de Financiamento Municipal (FFM) em cerca de sete milhões escudos. A medida está prevista no Orçamento do Estado para o ano 2022.
Descobrir a origem das coisas
Findo o ciclo eleitoral, as próximas eleições que serão para as câmaras municipais só vão realizar-se no último trimestre de 2024 ficando as legislativas para 2026. Este grande intervalo de tempo sem eleições podia ser uma grande oportunidade para – num quadro plural, mas que também deve ser de convergência em aspectos fundamentais – a sociedade se mobilizar e encontrar vias para a construção de uma prosperidade sólida e sustentável.
Serenidade, rigor e sentido de futuro
Dias atrás o chefe da diplomacia da União Europeia Joseph Borrel dizia que “o mundo como um todo não vai superar a pandemia antes de 2023”.
Membros do Governo confiantes no OE para 2020
Os membros do Governo de Cabo Verde mostraram-se esta sexta-feira confiantes em relação ao Orçamento de Estado para 2020, documento que foi debatido na segunda sessão plenária de Novembro do Parlamento cabo-verdiano.
mais