Artigos sobre Odair Moniz
Primeiro-ministro português destaca cooperação com Cabo Verde após morte de cidadão cabo-verdiano
O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, manifestou ontem gratidão pela postura das autoridades cabo-verdianas no contexto da morte, em Outubro, do cabo-verdiano Odair Moniz, baleado por agente da polícia no bairro da Cova da Moura.
“Temos de fazer as pazes e criar condições e estratégias nos bairros”, diz subintendente da PSP Aurora Dantier
A subintendente Aurora Dantier avisou que a PSP tem de "fazer as pazes" com os bairros da periferia de Lisboa, face aos desacatos desencadeados pela morte de Odair Moniz por um agente na Cova da Moura (Amadora).
Para uma boa integração não se deixar apanhar nas armadilhas
A trágica morte em Lisboa de um cabo-verdiano, Odair Moniz, num encontro com a polícia foi o rastilho para uma sucessão de acontecimentos violentos incluindo carros partidos, autocarros incendiados e pessoas feridas. Tais acções foram apresentadas como protesto pela actuação policial completamente desproporcional nos bairros da cidade usando meios letais. Seguiram-se outras manifestações que culminaram numa concentração no sábado passado a exigir justiça e políticas públicas dirigidas para retirar bairros da cintura urbana de Lisboa da situação de marginalização em que se encontram.
A violência que nos move
Talvez tenha sido sempre assim, talvez não! De certeza que é assim em muitas partes do mundo. Crianças que nascem e vivem no meio da violência e não conhecem outra maneira de sobreviver senão usando todos os meios violentos que lhe foram dados a conhecer e aperfeiçoando os mesmos para não ser derrotado. Uma realidade em pleno século XXI.
Familiares e amigos dão último adeus ao Odair Moniz no cemitério da Amadora
Odair Moniz foi hoje a enterrar no cemitério da Amadora, Portugal, acompanhado de centenas de pessoas, entre familiares e amigos, que quiseram despedir-se do cabo-verdiano que morreu na segunda-feira, baleado pelo polícia.
Sentimento de dor juntou milhares em Lisboa para pedir justiça por Odair Moniz
O sentimento de dor juntou hoje milhares de pessoas na Avenida da Liberdade, em Lisboa, para pedir "justiça" por Odair Moniz, cabo-verdiano baleado esta semana por um agente da PSP, numa manifestação considerada histórica pela união das várias comunidades.
Treze carros e cinco motas incendiados em distúrbios na última noite na zona de Lisboa
Treze veículos ligeiros e cinco motociclos foram incendiados durante a noite na zona de Lisboa e três edifícios sofreram danos, em desacatos após a morte do cabo-verdiano Odair Moniz por um polícia na Amadora, anunciou hoje a PSP.
Embaixada de Cabo Verde em Portugal repudia declarações que promovem estigmatização de imigrantes após morte cabo-verdiano
A Embaixada de Cabo Verde em Portugal repudiou hoje as declarações públicas que, segundo a instituição, promovem a estigmatização de comunidades imigradas, após a morte de Odair Moniz, cabo-verdiano, vítima de disparo por arma de fogo por um agente da Polícia de Segurança Pública portuguesa (PSP).
mais