Artigos sobre Moçambique
Mulheres marcham em repúdio a atropelamento em manifestação em Moçambique
Algumas dezenas de mulheres marcharam hoje, no centro de Maputo, em repúdio pelo atropelamento, na quarta-feira, de uma jovem durante as manifestações contra o resultado eleitoral em Moçambique.
Pelo menos seis feridos em confrontos na quarta-feira em Maputo
Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, incluindo a jovem atropelada, durante confrontos entre manifestantes e a polícia esta quarta-feira, em protestos convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, anunciou hoje o Hospital Central de Maputo (HCM).
Mondlane exige eliminação de processos judiciais para dialogar com PR
O candidato presidencial Venâncio Mondlane exigiu hoje a eliminação imediata dos processos judiciais de que é alvo, movidos pelo Ministério Público moçambicano, e a sua participação virtual como condição para participar no encontro com o Presidente da República.
“Maior parte dos países africanos vão viver períodos de grande turbulência” - Carlos Lopes, Professor Universitário
Carlos Lopes esteve em Cabo Verde a convite da Fundação Amílcar Cabral para participar na conferência “Amílcar Cabral e a mudança de narrativas sobre o pan-africanismo”. À margem do evento abordou as mudanças na realidade internacional desde a instabilidade em Moçambique às eleições nos EUA.
Manifestantes moçambicanos cortam acesso à fronteira com a África do Sul
Protestos de apoiantes de Venâncio Mondlane, exigindo a "reposição da verdade eleitoral", cortaram hoje a circulação em Ressano Garcia, a principal fronteira entre Moçambique e África do Sul, fortemente vigiada por dezenas de militares e polícias.
Pelo menos seis mortos, oito feridos e nove detidos em Moçambique
A Organização Não-Governamental (ONG) moçambicana Plataforma Eleitoral Decide denunciou hoje que pelo menos seis pessoas morreram esta manhã na província de Nampula, norte, e outras nove ficaram detidas em Manica, centro, em confrontos entre manifestantes e polícia.
Moçambique/Eleições: Polícia diz que “basta” de manifestações e “terrorismo urbano”
A polícia moçambicana disse hoje que é preciso um “basta” às manifestações e paralisações, após o candidato presidencial Venâncio Mondlane apelar a novos protestos esta semana, referindo que são “terrorismo urbano” com intenção de “alterar a ordem constitucional”.
Líder do MDM quer recontagem dos votos ou anulação das eleições
O presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, um dos quatro candidatos presidenciais às eleições de Outubro, exigiu hoje uma recontagem dos votos ou a repetição da votação, como formas de repor a "justiça eleitoral".
Polícia dispersa com gás lacrimogéneo centenas de manifestantes em Maputo
A polícia dispersou hoje com gás lacrimogéneo centenas de pessoas que tentavam sair do bairro de Maxaquene, nos arredores de Maputo, em direcção ao centro da capital moçambicana para se manifestarem contra o resultado das eleições gerais.
Governo do Ruanda afirma que não tem tropas em Maputo
A porta-voz do Governo do Ruanda, Yolande Makolo, afirmou este domingo que as forças armadas ruandesas não têm tropas em Maputo, nas operações que tentam controlar as manifestações pós-eleitorais, contrariando várias mensagens que circulam há vários dias.
Moçambicanos convocados para semana de protestos a partir de hoje
O candidato presidencial Venâncio Mondlane apelou a uma greve geral de uma semana em Moçambique a partir de hoje, manifestações nas sedes distritais da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e marchas para Maputo em 07 de Novembro.
Pelo menos 24 feridos em dois dias de confrontos em Moçambique
Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas durante confrontos entre manifestantes e a polícia ocorridos nos dias 24 e 25 de outubro em Maputo, anunciou hoje o Hospital Central de Maputo (HCM), maior unidade do país.
Moçambique: Podemos recorre ao TC contra resultados das eleições
O partido Podemos deu entrada no Conselho Constitucional com um recurso contra os resultados das eleições gerais de Moçambique de 09 de outubro, garantindo que o candidato Venâncio Mondlane venceu a eleição presidencial.
Daniel Chapo venceu eleição presidencial de Moçambique com 70,67%
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) moçambicana anunciou hoje a vitória de Daniel Chapo (Frelimo) na eleição a Presidente da República de 09 de Outubro, com 70,67% dos votos, resultados que ainda carecem da validação do Conselho Constitucional.
Moçambique: Milhares no funeral de advogado de Venâncio Mondlane
A igreja de Nossa Senhora do Rosário, arredores de Maputo, foi pequena para receber esta manhã milhares de pessoas, incluindo centenas de advogados, o funeral de Elvino Dias, assessor jurídico do candidato presidencial Venâncio Mondlane.
ONG denuncia "ferimentos de jornalistas" em Moçambique
O MISA Moçambique, uma organização não-governamental de defesa da liberdade de imprensa, anunciou hoje que "tem registo de que houve ferimentos de alguns jornalistas" que entrevistavam esta segunda-feira o candidato presidencial Venâncio Mondlane, quando a polícia moçambicana interveio, "dispersando-os".
Missão da UE aponta alterações "injustificadas" nas eleições moçambicanas
A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE UE) às eleições gerais moçambicanas de 9 de Outubro afirmou hoje que constatou "irregularidades durante a contagem e alterações injustificadas" dos resultados eleitorais que precisam de ser esclarecidas.
Presidente da Comissão da União Africana pede "calma" aos moçambicanos
O presidente da Comissão da União Africana condenou hoje a violência pós-eleitoral em Moçambique e apelou à "calma", instando os actores políticos a manterem uma "disposição pacífica enquanto o país aguarda a declaração dos resultados pelo Conselho Constitucional".
Presidente moçambicano pede votação "sem perturbações"
O presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, apelou hoje à tranquilidade durante a votação nas eleições gerais, sem "perturbações", recordando que o processo é como um jogo de futebol, em que o vencedor só é declarado no final.
Desflorestação em Moçambique afectou 875 mil hectares em quatro anos
A desflorestação em Moçambique afectou 875.453 hectares em quatro anos, apesar de ter recuado durante 2022, atingindo sobretudo as províncias de Niassa e da Zambézia, segundo dados estatísticos recolhidos pela Lusa.
mais