Artigos sobre Manuel Brito-Semedo
Edição 1193
O Ensino Superior privado está em Manchete na edição desta semana, com entrevistas aos reitores da Universidade Lusófona, Carlos Delgado, e da Universidade de Santiago, Gabriel Fernandes.
Edição 1185
Destaque de manchete para a polémica em torno do salário da Primeira Dama que a Inspecção Geral de Finanças considerou ilegal.
Conhecimento e Emoções
Neste momento brilhante que é a chegada do livro Porto Memória ao públicoreservei os primeiros minutos, com a autorização do autor da obra, Professor Manuel Brito-Semedo, para em meu nome pessoal, cumprimentar a editora deste livro, a Rosa de Porcelana Editora e os queridos editores Dr. Filinto Silva e Professora Márcia Souto, em primeiro lugar – pelas pessoas que são – e, depois, pelo seu desempenho que desde o primeiro lançamento vem ganhando o reconhecimento de todos, seja na aposta na valorização do produto-livro, ou na abrangência das opções de escrita, também no compromisso exigente com o sector editorial, no dinamismo oportuno que imprimem aos vários atos literários e culturais, entre outros.
Nova obra de Brito-Semedo invoca figuras das letras cabo-verdianas
O livro “Porto Memória”, de Manuel Brito-Semedo, será apresentado esta sexta-feira. 25 crónicas que falam de escritores, sugerem livros e pistas de leitura.
Manuel Brito Semedo lança compilação “Porto Memória” de 25 crónicas sobre livros, escritores e análises
O escritor Manuel Brito Semedo procede ao lançamento, na sexta-feira, 19, do livro “Porto Memória", uma compilação de 25 crónicas que falam de escritores, sugerem livros e pistas de leitura.
Edição 1173
Destaque de manchete nesta edição do Expresso das Ilhas para o Especial sobre o Dia de África com as entrevistas a Paulino Dias e Odair Varela.
IILP organiza “Encontros com (a) história”
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), na Cidade da Praia organiza a partir deste mês de Março um programa intitulado “Encontros com (a) história”. Trata-se de uma rubrica que o IILP passa, a partir deste mês de Março, a organizar mensalmente.
Intolerância polariza e divide
De há alguns meses para cá que se vem notando que o espectro da intolerância está outra vez a ressurgir no país. Mostrou-se claramente em Outubro quando o parlamento não aprovou a resolução que visava declarar a celebração oficial do centenário de Amílcar Cabral. Nas últimas semanas a celeuma é à volta do mais recente livro de Manuel Brito-Semedo Cabo Verde, Ilhas Crioulas. A afirmação da cabo-verdianidade como uma realidade de séculos parece colidir com as opções pan-africanistas de alguns. A mesma reacção tiveram quando a maioria parlamentar não viu coincidência entre o pensamento e a acção personificados por Cabral e os princípios e valores que são as referências básicas da II República.
Cabo Verde Ilhas Crioulas – Um Breve Olhar
O ensaio Cabo Verde Ilhas Crioulas – Da Cidade Porto ao Porto Cidade (Séc. XV-XIX), uma objetivação que interpela todos os interessados nas questões relacionadas com a psicogénese do sujeito crioulo cabo-verdiano e com a sociogénese da nossa realidade social. Oferece-nos uma estimulante oportunidade de refletirmos criticamente sobre a complexidade do processo da formação da cabo-verdianidade, na mesma medida que aponta as limitações das diversas tentativas de reduzir essa complexidade.
Brito-Semedo defende outras narrativas sobre a cabo-verdianidade
Vinte anos depois de concluir o seu doutoramento, o antropólogo Manuel Brito-Semedo volta aos escaparates com uma obra sobre a cabo-verdianidade, na qual critica a africanização e narrativa única sobre a identidade nacional.
Edição 1154
Na edição desta semana continuamos a tentar perceber como vai ser 2024 e, desta vez falamos sobre as expectativas do sector privado.
Edição 1069
Esta semana fazemos manchete com a entrevista ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Prémios literários em Cabo Verde têm vida efémera
Nos últimos anos têm surgido alguns prémios literários em Cabo Verde, por iniciativa institucional pública ou mesmo privada. No entanto, muito desses prémios não têm tido continuidade e desaparecem depois de duas ou três edições.
Cesária Évora em livro
O livro Cesária Évora é uma das mais importantes biografias feitas sobre a diva maior da música cabo-verdiana, falecida em 2011. A sua leitura permitirá conhecer Cesária Évora para além das luzes da ribalta, nos bastidores, no dia-a-dia e na intimidade, uma preciosa contribuição da crítica genética sobre esta grande artista.
Cabo Verde é tema da revista inglesa on-line WWB
Fundada em 2003, a Words Without Borders é uma revista on-line que tem como propósito expandir a compreensão cultural por meio da tradução, publicação e promoção da melhor literatura internacional contemporânea.
Diário de António Pedro
Para assinalar os 90 anos da publicação do Diário (Praia, Imprensa Nacional, 1929), e os 110 anos do seu autor, António Pedro [Costa] (Praia, 09.Dez.1909 – Moledo do Minho, 17.Agosto.1966), artista plástico surrealista, homem de teatro, escritor, poeta e jornalista, a Livraria Pedro Cardoso lança no dia 7 de Janeiro, sexta-feira, a edição facsimilada dessa obra, organizada pelo Professor universitário e antropólogo Manuel Brito-Semedo, com apresentação da Professora universitária Elvira Reis.
Mindelo terá busto em homenagem a Luís Loff de Vasconcelos – Primeiro-ministro
Um busto em homenagem a Luís Loff de Vasconcelos, falecido a 19 de Março de 1923, será erguido na ilha de São Vicente. Informação avançada ao início da noite deste sábado, 25, em Mindelo, pelo Primeiro-ministro.
2019: Ano da consagração da morna a património da humanidade
O ano terminou com a boa notícia para a nação cabo-verdiana: a morna é elevada a património cultural da humanidade.
Sociedade civil há muito que faz a salvaguarda da morna - Brito-Semedo
O antropólogo Manuel Brito-Semedo disse que a sociedade civil há muito que anda a fazer a salvaguarda da morna e que nestes dias tem havido uma série de actividades neste sentido.
Morna é Património Cultural Imaterial da Humanidade. Como aconteceu?
Depois de vários trabalhos realizados, podemos dizer que conseguimos dar um grande passo. A Morna é Património Cultural Imaterial da Humanidade. Cabo Verde será divulgado pelo mundo, através da Morna.
mais