Artigos sobre Leadership Summit
Windcredible quer apoiar na electrificação de comunidades remotas e distantes da rede
Windcredible é uma empresa que trabalha na área das energias renováveis em Portugal e que, agora, aproveitando as raízes cabo-verdianas de um dos seus sócios, quer expandir-se para Cabo Verde.
Temos de conceber sistemas como se a pior pessoa possível pudesse chegar ao Poder
Brian Klaas, professor de Política Global no University College London, colaborador da revista The Atlantic e autor do conhecido livro Corruptíveis esteve em Cabo Verde para participar no Leadership Summit, que decorreu na cidade da Praia de 7 a 10 de Maio. Em conversa com o Expresso das Ilhas, o orador falou da relação entre poder e corrupção, da influência da sorte em processos como a própria escolha eleitoral, e sublinhou a importância de sistemas institucionais robustos para evitar abusos e minorar o papel do acaso. Destacando Cabo Verde como um bom exemplo e um sinal de “esperança”, Klaas abordou ainda outros desafios enfrentados pela democracia em todo o mundo, onde populistas, que prometem respostas simples (mas falaciosas) sobre os complexos problemas mundiais têm vindo a conquistar o eleitorado. Contudo, o cientista político confia na resiliência, a longo prazo, da democracia. Afinal, está provado que é isso que as pessoas na realidade querem…
“Cabo Verde deve assumir um posicionamento de liderança perante as organizações internacionais”
A segunda edição da Leadership Summit Cabo Verde realiza-se nos próximos dias 7, 8, 9 e 10 de Maio, na Cidade da Praia, com o tema “Liderança Atlântica - Sustentabilidade Energética, Turística e Digital”. Filipe Vaz, Director-Geral da Tema Central e coorganizador da Cimeira, falou com o Expresso das Ilhas sobre a edição deste ano.
Edição 1170
Destaque de manchete para as cerimónias dos 50 anos da libertação dos presos políticos do Campo do Tarrafal.
A desigualdade existe quando não temos as mesmas ferramentas
Com largos anos de experiência na área tecnológica, Mayra Silva foi recentemente instituída representante da Women in Tech em Cabo Verde. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, fala-nos do que este movimento global pode trazer ao país e destaca o orgulho que sente face àquilo que Cabo Verde já conseguiu até agora no mundo digital, incluindo o nível da participação das mulheres na área. Desafios persistem, mas “a partir do momento em que os jovens tenham a oportunidade de crescer e de ter as ferramentas adequadas, essa barreira [de género] nem existe”, observa.
“Um bom líder não pode ter medo de amanhã vir a ser substituído”
Esta foi a semana da Leadership Summit Cabo Verde, a primeira fora de Portugal, onde se realiza há sete anos, um evento para produzir conhecimento relevante em todas as áreas relacionadas com Liderança. A Leadership Summit Cabo Verde teve como tema Nova Liderança Digital e debateu as questões relacionadas com os desafios que se colocam aos líderes e empreendedores perante a transformação digital. Filipe Vaz, CEO da Tema Central, empresa de comunicação por trás do Leadership Summit Portugal, e agora também da Leadership Summit Cabo Verde, juntamente com a empresa cabo-verdiana The Office, falou com o Expresso das Ilhas sobre liderança e sobre a Leadership Summit.
mais