Artigos sobre Jornalistas
RSF estima que morreram pelo menos 155 jornalistas em Gaza em 14 meses
Mais de 155 jornalistas morreram na cobertura do conflito na Faixa de Gaza, estima a organização Repórteres Sem Fronteiras, que apresentou várias queixas contra Israel no Tribunal Penal Internacional (TPI), revelou hoje.
Berlim convoca embaixador russo após expulsão de jornalistas alemães
A Alemanha convocou o embaixador russo na sequência da expulsão de dois jornalistas do canal público alemão ARD por Moscovo, anunciou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock.
Líbano queixa-se na ONU de ataques israelitas contra jornalistas
O Líbano apresentou hoje uma queixa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas contra os bombardeamentos israelitas contra jornalistas, na sequência da morte de três repórteres num ataque na sexta-feira no sul do país.
Pelo menos 128 jornalistas já morreram nos conflitos no Médio Oriente
Pelo menos 128 jornalistas foram mortos na guerra de Israel contra o Hamas e na ofensiva israelita contra o Hezbollah, além de 69 repórteres feitos prisioneiros este ano, declarou hoje o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).
Sindicato de jornalistas denuncia “intimidação e ameaça” à imprensa na Guiné-Bissau
Ameaça, intimidação, humilhação pública e apreensão. É este o ambiente laboral dos jornalistas na Guiné-Bissau, devido “a estratégia adoptada pelas autoridades” para colocar em causa a liberdade de imprensa, denunciou hoje o sindicato que representa a classe.
Organizações denunciam assassínio de mais de 100 jornalistas em Gaza
Sessenta organizações de jornalistas e de defesa dos direitos humanos pediram hoje aos líderes europeus que rompam o acordo de associação UE-Israel e exigiram medidas de clarificação das responsabilidades pelo assassínio de mais de uma centena de repórteres.
Rússia vai processar jornalistas de mais países por entrada em Kursk
A Rússia vai adoptar medidas de retaliação contra jornalistas de Espanha, França e Bélgica por terem entrado ilegalmente no seu território, na região de Kursk, palco da operação militar ucraniana, declarou hoje a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.
LBC/FT: O que dizem os jornalistas?
O segundo dia da Sessão do GIABA foi dedicado à formação de cerca de 40 jornalistas dos 15 Estados-membros da CEDEAO. O momento permitiu consolidar conhecimentos, mas também partilhar experiências. Ismaël Ouedraogo, jornalista do Burkina Faso – o país mais afectado pelo terrorismo em 2023 – e Dominic Hlordzi, do Gana – país que lidera rankings das avaliações do GIABA– falam um pouco dos seus países, dos desafios que os jornalistas aí enfrentam na cobertura destas problemáticas e da sua participação neste evento do GIABA.
UE preocupada com detenções de opositores e jornalistas na Tunísia
A União Europeia (UE) disse hoje estar a acompanhar com preocupação a actual situação na Tunísia, onde foram recentemente feitas detenções simultâneas de várias personalidades da sociedade civil, jornalistas e políticos.
Ameaças, detenções e processos judiciais ameaçam liberdade de imprensa
Ameaças e intimidação, detenções, legislação restritiva ou processos judiciais abusivos são as novas formas de restringir a liberdade de imprensa, alertou hoje a plataforma do Conselho da Europa para proteção e segurança dos jornalistas.
Jornalistas alemães revelam planos da extrema-direita para expulsar estrangeiros
Membros do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que ocupa o segundo lugar nas sondagens alemãs, participaram numa reunião sobre a expulsão de estrangeiros do país, revelou hoje uma investigação jornalística.
UNESCO diz que 2023 foi "ano letal" para jornalistas em zonas de conflito
A morte de 65 jornalistas, 38 dos quais em zonas de conflito, levou a UNESCO a qualificar o ano de 2023 como letal, apesar da diminuição do número de vítimas na contagem absoluta face ao ano passado (88).
Menos jornalistas mortos em 2023, apesar de conflito entre Israel e Hamas
A organização Repórteres Sem Fronteiras disse hoje que, apesar de terem morrido 17 jornalistas no conflito entre Israel e o Hamas, o número de repórteres mortos no exercício de funções, em 2023, é o mais baixo desde 2002.
Federação Internacional de Jornalistas conta 94 jornalistas mortos desde Janeiro com maioria em Gaza
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) contabilizou 94 jornalistas mortos até agora em 2023, a maioria na guerra Israel-Hamas, que vitimou mais profissionais do que qualquer outro conflito em mais de 30 anos.
RSF avisam que Sahel pode tornar-se numa zona sem informação livre
A organização não-governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou hoje os perigos crescentes para os jornalistas que trabalham nos países do Sahel e advertiu que a região está a tornar-se uma "zona sem informação livre".
Pelo menos 12 jornalistas foram mortos em 2022 na Ucrânia
Pelo menos 12 profissionais dos 'media' foram mortos no desempenho das suas funções durante o ano passado e no contexto da invasão russa da Ucrânia, avança o Conselho da Europa, num relatório hoje divulgado.
Jornalistas e profissionais da comunicação social com mais de 30 anos de serviço distinguidos pela AJOC
Cerca de 50 jornalistas e profissionais da comunicação social de órgãos públicos e privados com mais de 30 anos de carreira foram distinguidos pela AJOC, pelo contributo que deram na consolidação da comunicação social cabo-verdiana.
Kiev diz que já foram mortos 18 jornalistas desde o início da invasão
O governo ucraniano disse na segunda-feira que pelo menos 18 jornalistas tinham sido mortos no país desde que começou a invasão pela Federação Russa, em 24 de Fevereiro.
Cinco jornalistas mortos no primeiro mês de guerra na Ucrânia
As autoridades da Ucrânia registaram a morte de cinco jornalistas e 148 crimes contra repórteres e meios de comunicação social no primeiro mês de guerra, anunciou hoje um centro ucraniano sobre comunicação e informação.
Procurador-Geral da República diz que foco em caso envolvendo jornalistas “está mal direccionado”
O Procurador-Geral da República, Luís José Landim, disse que o foco no caso em que dois jornalistas e respectivos órgãos foram constituídos arguidos “está mal direccionado”, e deveria ser orientado para quem faz as leis no País.
mais