Artigos sobre hpv
Vacinação contra o HPV alargada aos meninos
Cabo Verde alargou a vacinação contra o vírus do Papiloma humano (HPV, da sigla em inglês) aos rapazes de 10 a 14. O acto simbólico deste alargamento aconteceu ontem, e inicia-se agora o processo de vacinação de 26.500 meninos, nas escolas ou nos centros de saúde. 50 mil doses de vacinas doadas pelo Brasil permitiram este passo, que abre uma nova fase na vacinação contra o HPV em Cabo Verde.
Edição 1142
Com o debate sobre o estado da Justiça a aproximar-se, esta semana fazemos manchete com a entrevista a Júlio Martins Jr., Bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde.
Ribeira Grande: Delegacia de Saúde inicia vacinação de rapazes dos 10 aos 14 anos contra HPV
A delegacia de Saúde da Ribeira Grande, Santo Antão, vai iniciar hoje nas escolas do concelho a vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), abrangendo rapazes dos 10 aos 14 anos.
Mais de 5000 meninas já foram vacinadas contra o HPV
Cabo Verde já vacinou todas as meninas de 10 aos 14 anos contra o vírus do papiloma humano (HPV), conforme objectivo traçado em 2021 e 98% das bebés com 12 meses contra a febre amarela, segundo dados oficiais.
96% das meninas com 10 anos já estão vacinadas contra o HPV
O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, revelou este domingo em Achada Igreja, São Salvador do Mundo, que 96% das meninas com 10 anos, a nível nacional, já estão vacinadas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV).
2021: O ano da Vacina
O segundo ano da pandemia chegou ao fim, mas a luta contra a covid ainda parece longe de ser vencida. Contudo, algo se destacou em 2021 em todo o mundo e também em Cabo Verde: a vacinação contra o SARS-CoV-2, que veio evitar internamentos e mortes. A campanha de vacinação continua a decorrer de forma positiva, tendo sido reajustada ao longo do ano em termos de metas e faixas etárias. É o acontecimento de destaque na Sociedade, mas há outros que marcaram 2021…
Cerca de 4.900 meninas com 10 anos vão ser vacinadas contra o HPV anualmente
O Ministério da Saúde pretende vacinar, por ano, aproximadamente 4.900 meninas. Este ano, entretanto, este número poderá ser maior, já que a campanha de vacinação irá também abranger, além das meninas nascidas em 2011, algumas nascidas em 2010.
Centros de saúde na Praia agendam vacinação HPV para finais desta semana
Os centros de saúde no concelho da Praia já têm disponível a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), mas a maioria está a agendar o arranque para sexta-feira, 20, a partir das 12h00, soube a Inforpress.
Vacinação contra o HPV arranca na segunda-feira
O Ministério da Saúde informa que a vacinação contra o HPV arranca na próxima segunda-feira, 16. Serão vacinadas as meninas de 10 anos de idade (nascidas em 2011) contra o HPV nos centros de saúde de todo o país.
Governo garante para breve arranque da vacinação contra HPV
O Ministro da Saúde garantiu hoje, no parlamento, que a vacinação nacional contra o vírus do papiloma humano (HPV) arranca em breve, assumindo algum atraso por causa da COVID-19.
Um longo caminho… Vacina contra HPV finalmente uma realidade em Cabo Verde
Há muitos anos que Cabo Verde tinha a intenção, plasmada em vários documentos e planos, de introduzir a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (VPH, ou HPV do inglês) no país. Finalmente, passou-se da vontade à prática, com o acto de lançamento da introdução desta vacina. Para assinalar o marco, sem esquecer o percurso, fomos aos arquivos do Expresso das Ilhas (EI), revisitar algumas peças que falam do cancro do colo do útero e sua prevenção: a vacina.
Destaques da edição 1002
Esta semana a manchete é dedicada ao início da vacinação, em Cabo Verde, contra o HPV.
Vacinação contra HPV arranca em Abril
O Director Nacional da Saúde anunciou hoje que a vacinação de meninas contra o HPV arranca em princípios do mês de Abril em todo o território nacional. O governo espera vacinar cerca de 4900 meninas de até 10 anos.
Testes HPV: apostando na prevenção do cancro do colo do útero
Vários países têm vindo, nos últimos anos, a substituir, nos seus programas de detecção precoce de cancro do colo do útero, o teste Papanicolau por um outro mais avançado. Trata-se do chamado teste HPV e permite detectar infecções de alto risco pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), que causa o cancro, antes que este apareça. Este teste de diagnóstico (não só precoce como preventivo) está também já disponível em Cabo Verde, mas ainda não é utilizado nos rastreios nacionais. Hugo Prazeres, investigador na área da Detecção Precoce do Cancro, explica em que consiste esse teste HPV e fala, em particular, do “Teste da Mulher” criado pela startup I&D da qual é co-fundador.
Destaques da edição 913
Esta semana, o Expresso das Ilhas destaca o final do ano lectivo. Conheça os temas da edição.
Vacina de prevenção do HPV será introduzida no calendário nacional de vacinação
Cabo Verde vai introduzir no calendário da vacinação, “brevemente”, a vacina que previne o cancro do colo de útero (HPV) para adolescentes, garantiu hoje o ministro da Saúde e Segurança Social.
mais