Artigos sobre Guiné-Bissau
Guiné-Bissau critica declarações de secretário da CPLP e promete reagir
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau criticou hoje as declarações "pouco abonatórias" do secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre aquele Estado-membro, sem que o ouvisse, e prometeu reações.
Parlamento da Guiné-Bissau novamente fechado por militares
A sede do parlamento da Guiné-Bissau encontra-se novamente ocupada por soldados da Guarda Nacional que estão a impedir o acesso aos funcionários e deputados, disseram à Lusa fontes que trabalham no órgão.
Embaló disponível para continuar a ser Presidente da Guiné-Bissau
O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, disse hoje que está disponível para continuar a ser "Presidente da Guiné-Bissau" se for a vontade dos seus apoiantes, no que é um volte-face ao anúncio que fez na semana passada.
Presidente guineense afasta recandidatura a segundo mandato
O Presidente da Guiné-Bissau afastou hoje uma recandidatura a um segundo mandato presidencial, mas advertiu que não será "substituído nem por Nuno Nabiam, nem por Braima Camará, nem por Domingos Simões Pereira".
Sindicato de jornalistas denuncia “intimidação e ameaça” à imprensa na Guiné-Bissau
Ameaça, intimidação, humilhação pública e apreensão. É este o ambiente laboral dos jornalistas na Guiné-Bissau, devido “a estratégia adoptada pelas autoridades” para colocar em causa a liberdade de imprensa, denunciou hoje o sindicato que representa a classe.
Manter as fileiras da luta coesas foi “tarefa difícil” para Cabral – ex-combatente
Alcides Évora, que combateu ao lado de Amílcar Cabral, recorda a dificuldade de manter coesas as fileiras na luta de libertação, mas o líder das independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde nunca perdia as estribeiras e “sabia falar” com todos.
Principais partidos guineenses prometem manifestações contra presidente
Duas plataformas de partidos guineenses, que representam cerca de 95% dos deputados no parlamento, anunciaram hoje em Lisboa que vão convocar "manifestações populares" na Guiné-Bissau para resistir "à contínua violação da Constituição pelo Presidente Sissoco Embaló".
PAIGC lamenta centenário de Amílcar Cabral sem comemoração oficial na Guiné-Bissau
O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) lamenta que o centenário do nascimento do líder histórico, Amílcar Cabral, se cumpra este ano sem “a dignidade” de comemorações oficiais na Guiné-Bissau.
Impedida manifestação da Frente Popular na Guiné Bissau, PAIGC marchou pelos heróis de Pindjiguiti
Manifestação anunciada para este sábado pela Frente Popular e sindicatos na Guiné-Bissau foi impedida pela polícia, no mesmo dia em que o PAIGC marchou pelos mártires do massacre de Pindjiguiti com escolta policial
Bissau acordou sem Internet, com a polícia nas ruas e sem as manifestações anunciadas
A cidade de Bissau acordou hoje com um forte dispositivo policial espalhado pelas ruas, sem sinais das duas manifestações anunciadas, uma pró e outra contra o regime do país, e sem Internet.
Novo single de Eneida Marta presta homenagem a Okinka, única rainha da Guiné-Bissau
A cantora guineense, Eneida Marta, lançou uma música intitulada Okinka para homenagear a única rainha na história moderna da Guiné-Bissau, Okinka Pampa, que se celebrizou por acabar com a escravatura e impor direitos femininos nas ilhas Bijagós.
Libertados os dois ex-governantes detidos desde Dezembro na Guiné-Bissau
Os dois ex-governantes guineenses detidos em Dezembro passado por suspeita de corrupção foram postos hoje em liberdade, disse à Lusa fonte da Defesa.
Embaló anuncia data das legislativas antecipadas para 24 de Novembro
O Presidente bissau-guineense, Umaro Sissoco Embaló, anunciou hoje que vai marcar eleições legislativas antecipadas para 24 de Novembro, assim que regressar de uma visita de Estado de três dias à China que inicia na quarta-feira.
Pela continuidade da construção da independência
O 5 de Julho, Dia da Independência, aproxima-se e é já na sexta-feira. Em antecipação já está em marcha o que se tem feito ao longo dos 49 anos de país independente: aproveitar a data não para reforçar a unidade da comunidade político-nacional, mas fundamentalmente para prestar homenagem aos autoproclamados libertadores e à ditadura de quinze anos a que estão intrinsecamente ligados.
Domingos Simões Pereira disponível para nova candidatura presidencial
O presidente do Parlamento guineense, Domingos Simões Pereira, manifestou hoje, em entrevista à Lusa, a sua disponibilidade para concorrer às próximas eleições presidenciais e exige que se respeitem os prazos constitucionais para a sua realização.
Equívocos não trazem paz inclusiva
Equívocos diversos continuam a fazer mossa em Cabo Verde. Às vezes são equívocos à volta da história e da memória. Outras vezes derivam da incompreensão que o país é, de facto, insular e de pequena população, pobre de recursos e localização remota. Ainda há os equívocos de competência entre os órgãos de poder exacerbados pelo crescente protagonismo dos actores políticos.
Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal descerraram placa no Campo do Tarrafal
Os presidentes de Cabo Verde, Portugal e Guiné-Bissau e o ministro da Defesa de Angola descerraram pelas 11:20 uma placa que assinala os 50 anos da Libertação do Campo do Tarrafal.
Forças Armadas guineenses consideram provocatórias acusações do partido PAIGC
O Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) da Guiné-Bissau, através do seu porta-voz, general Samuel Fernandes, considerou, esta quinta-feira, de provocatórias as acusações do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Embaixador da Guiné-Bissau quer reforço da cooperação com Cabo Verde
O novo Embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde assume o reforço e diversificação da cooperação entre os dois países como pontos centrais do mandato. Ibraima Sano falava à imprensa em São Vicente, após entregar as cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves.
Chatham House vê risco de novo golpe militar na Guiné-Bissau
O director do Programa Africano do Instituto Real de Estudos Internacionais britânico considera que há o risco de um novo golpe militar na Guiné-Bissau, organizado por facções desonestas do exército.
mais