Artigos sobre Cultura
Chris Borges apresenta exposição “Gotas de Vida” na ilha do Sal
A fotógrafa cabo-verdiana Chris Borges apresenta no sábado, 7, na ilha do Sal, a exposição “Gotas de Vida”. A exposição ficará patente ao público na Kasa d’Arti, em Santa Maria, até 13 deste mês.
Cidade da Praia acolhe XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
A cidade da Praia acolhe a partir desta quinta-feira,05, até sábado, 8, o XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa sob o lema «Literatura, Liberdade e Inclusão», em homenagem ao centenário do nascimento de Amílcar Cabral e ao V centenário de Luís Vaz de Camões.
Construção da Identidade Nacional Cabo-Verdiana
A construção da identidade nacional cabo-verdiana foi um processo progressivo iniciado pela elite letrada e pela imprensa, que divulgou ideias de uma identidade crioula. Desde meados do século XIX, a tipografia e a imprensa periódica tornaram-se vitais para os cabo-verdianos, facilitando a formação de uma consciência de pertença a uma “comunidade política imaginária”, na expressão de Benedict Anderson (1983). A distinção entre “filhos-da-terra” e “reinóis” já era evidente desde o século XVII, alimentando um sentimento de diferença e identidade entre locais e colonizadores.
Totinho (I): O Saxofonista da música como Sopro da Alma e respiração da Cultura (In Memoriam)
António Domingos Gomes Fernandes, de nome artístico Totinho, nasceu em Cabo Verde, ilha de Santiago, no ano de 1964, e viria a falecer a 02 de Julho de 2024, na sua ilha natal. Homem movido desde a tenra idade pelo ascensional sopro de Bondade e cujas safras de suas ações estético-musicais a cultura cabo-verdiana profundamente regozijaria, Totinho é (e será no desocultar da temporalidade) uma figura cimeira no campo da formação e inspiração da sensibilidade artística do Povo Cabo-verdiano. O seu esforço criativo em prol da persistência em arte e cultura resplandece(rá) vigoroso sentido do Belo na celebração da vida do Povo destas ilhas, no seu aturado processo de vir-a-ser com o Outro no mundo intercultural que contemporaneamente vivemos.
A paixão em viagem de uma Tokatina
Há anos atrás, quando havia aniversários, jantares ou simplesmente porque a lua estava bonita, quem sabia tocar, trazia os seus violões para as salas e quintais das casas e tocava-se pela música, pelo prazer de estar com ela, que na verdade era o prazer dos presentes estarem juntos e partilhar a música da forma mais bela que ela se oferece – a pureza.
Tiolino faz o primeiro show do álbum “100 % Kabrer” em casa
O artista boavistense Tiolino lançou, na noite de sexta-feira, 28, no Centro de Artes e Cultura da sua ilha natal, o seu segundo CD de originais, “100 % Kabrer”, num show que fez vibrar os seus conterrâneos.
Cidade Velha já tem Plano Detalhado de Salvaguarda
O Plano Detalhado de Salvaguarda (PDS) de Cidade Velha é uma ferramenta abrangente que propõe a protecção dos edifícios históricos e patrimoniais, bem como dos desenhos urbanos e paisagísticos. Financiado pelo Banco Mundial, foi feito por um consórcio que integra uma empresa pública do Governo das Canárias, a Gesplan; uma empresa das Canárias, especializada em gestão do património, a Cultania; uma empresa de Cabo Verde especializada em infra-estruturas, a Sistema; e o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Cabo Verde, o M_EIA. É gerido pelo Ministério das Infraestructuras, do Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), através do Instituto Nacional de Ordenamento do Território (INGT), em conjunto com o Instituto do Património Cultural (IPC) e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.
“A música é a arte de que gosto e estou sempre nela a transmitir as minhas mensagens” - Morgadinho
O instrumentista, cantor e compositor Morgadinho define a música como uma arte de que gosta, que está “num bom caminho” com a nova geração, que “tão bem tem sabido” levar a cultura cabo-verdiana além-fronteiras.
Figuras incontornáveis da cultura cabo-verdiana serão homenageadas com silhuetas
A cidade da Praia acolhe esta quarta-feira, 12, a apresentação pública de um conjunto de silhuetas em homenagem a figuras incontornáveis da cultura cabo-verdiana. O acto será presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
Matilde Santos satisfeita com a retoma da Grande Feira do Livro
Mais de 50 mil títulos estarão disponíveis na Grande Feira do Livro que retorna numa organização do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e com co-financiamento do Instituto Camões. A abertura esteve a cargo do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, num momento que foi antecipado por uma homenagem ao escritor, investigador e linguista, Manuel Veiga.
Actores apelam para maior apoio ao teatro
Celebrou-se, na passada quarta-feira, 27, o Dia Internacional do Teatro, e para assinalar a data o Expresso das Ilhas foi saber junto de alguns actores qual é a situação do teatro no nosso país. A saúde do teatro em Cabo Verde divide a opinião dos amantes desta arte cénica: há actores que acham que o teatro está a evoluir e outros dizem que não.
2023, o ano do regresso à normalidade
O ano de 2023 já está no fim, mas antes a Cidade da Praia recebeu dois shows do ano: Do Kriol Kings, na praia da Gamboa e do artista angolano Matias Damásio, no espaço da FIC. Na ilha do Sal aconteceu o show do artista Dynamo e seus convidados. O ano ficou marcado pela retoma de vários eventos culturais, a começar pelo Carnaval que voltou às ruas de Cabo Verde, com muita força. Outro evento muito aguardado que também voltou é o Kriol Jazz Festival.
Cabo Verde chora Sara Tavares
“O país está de luto”, “Cabo Verde acaba de perder uma ilustre figura”, “A tua luz alumiar-nos-á o caminho”, são algumas das frases das figuras cabo-verdianas que lamentam a morte da cantora e compositora luso-cabo-verdiana, Sara Tavares, nas redes sociais. Em Portugal, país onde nasceu, Sara Tavares foi lembrada por muitos amigos, colegas e nos programas da televisão.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões. No interior da ilha de Santiago, um leque variado de actividades estão programadas entre esta sexta-feira e sábado, no quadro das comemorações da festa do Município de São Miguel. O Palácio da Cultura Ildo Lobo acolhe a abertura oficial da Recriação Histórica com “Espetáculo Folclórico Afro-Diáspora” no âmbito da comemoração dos 50 anos de independência da Guiné-Bissau.
XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo: o reforço de um roteiro para o IILP e outras considerações
A Declaração Final da XIV Conferência de Chefes de Estado e Governo da CPLP, na qual, a convite da Presidência santomense, que se saúda, tivemos a honra de participar, para além de evidenciar a ampla e renovada dinâmica de concertação e de cooperação entre os países da CPLP, encerra para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) uma relevância particular, ao dedicar-lhe 4 dos seus pontos.
O potencial só tem valor se for transformado em desenvolvimento
Ficou conhecido por ser o rosto do programa Na Roça com os Tachos, transmitido pela RTP-África, sempre gravado em diferentes roças de São Tomé e Príncipe e onde se apresentava receitas feitas com ingredientes da terra. Famosa é também a frase com que terminava sempre: “Façam o favor de ser felizes” – Mas João Carlos Silva é muito mais, é empreendedor, é artista plástico e é um dos coordenadores da transformação que se espera na roça de Água Izé, juntamente com Leão Lopes, reitor do M_EIA. Partindo da realidade social e cultural de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde, foi criado o projecto Entreposto das Artes, traduzido num amplo programa de troca de saberes e de consolidação de práticas culturais geradoras de futuro e com renda sustentável para pessoas e comunidades, financiado pela União Europeia e gerido pelo Instituto Camões,
Morreu Daniel Monteiro
Morreu Daniel Monteiro, produtor e agente associativo mindelense. A informação foi avançada esta tarde, na página de Facebook da Associação Artística e Cultural, Mindelact.
Indira Lima considera que o balanço do BA-Cultura é positivo, pela sua evolução de ano para ano
Lançado em 2017, o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) completa este ano seis anos de existência. Neste sentido, o Expresso das Ilhas conversou com a coordenadora do BA-Cultura, Indira Lima, para saber da evolução do programa e dos ganhos conseguidos durante todos esses anos. As candidaturas para o programa BA-Cultura que se destinam às escolas, associações e ONGs de cariz cultural, estão abertas até 31 deste mês. O orçamento para este ano, conforme Indira Lima é de 26.651.503 escudos.
Nhonhô Hopffer Almada morre aos 66 anos
O arquitecto e homem da cultura cabo-verdiana, Nhonhô Hopffer Almada, morreu este sábado, na sua residência na Cidade da Praia, vítima de doença prolongada, confirmou à Inforpress a sua sobrinha Janira Hopffer Almada.
Abraão Vicente diz que este orçamento é o mais alto no sector da cultura
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas disse hoje que este é o orçamento mais alto que se tem memória no sector da cultura e das indústrias criativas. Abraão Vicente fez essa declaração, durante a apresentação do orçamento para o sector da sua tutela, na 5ª Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais.
mais