Artigos sobre Bernardino Delgado
Entre avanços, problemas crónicos e novas propostas, abre-se mais um ano judicial
Na tradicional Sessão Solene de Abertura do Ano Judicial, realizada esta terça-feira, os principais representantes da Justiça reafirmaram o seu compromisso com esta dimensão fundamental da sociedade e da democracia. Num sistema que procura modernização e aperfeiçoamento em meio de vários desafios crónicos, foram reconhecidos avanços significativos. Contudo, os discursos proferidos destacam também a necessidade de investimentos robustos; a urgência em tornar o sector mais ágil, bem como a ideia de que a Justiça é uma responsabilidade colectiva que deve ser acompanhada por uma “cultura de resultados”.
Justiça resolve mais de metade das pendências e quase todos os novos processos
Durante o ano judicial 2023/2024, mais de metade dos processos pendentes e quase todos os que deram entrada foram resolvidos. Uma taxa considerada hoje "muito apreciável" pelo presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ).
Presidente CSMJ pede aumento do número de magistrados e oficiais de diligência
O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Bernardino Delgado, defendeu hoje a necessidade de se aumentar o número de magistrados e oficiais de diligência, visando melhorar o nível de performance dos tribunais
Justiça: Número de novos processos supera o de decisões judiciais
O número de processos que deu entrada nos tribunais nacionais subiu 5,2% no período 2022/23, em que deram entrada mais de 14 mil novos casos, acima dos 13.291 decididos, anunciou hoje o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ).
José Maria Neves critica demora na nomeação de membros do CSMJ
Críticas feitas, esta segunda-feira, durante a tomada de posse de Bernardino Delgado para mais um mandato à frente do Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ).
Presidente do CSMJ quer justiça “mais eficaz e credível”
Bernardino Delgado defendeu hoje, no seu discurso de tomada de posse como Presidente do Conselho Superior de Magistratura, que só o diálogo permanente e estreito relacionamento com todas as instituições da República asseguram uma Justiça mais eficaz e credível.
Por um regular funcionamento das instituições
Por decreto presidencial publicado no B.O. de 1 de Dezembro renovou-se o mandato do presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM). Foi nomeado para o cargo o juiz de Direito Bernardino Delgado sob proposta dos membros do CSM.
“O grosso da magistratura judicial já aderiu cultura de resultados”
Foi em Julho de 2017 que Bernardino Delgado tomou posse como Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial. Hoje, cinco anos volvidos, faz um balanço deste seu mandato à frente da instituição que, avalia, tem vindo a tornar-se mais comunicativa e aberta à sociedade “no domínio da prestação de contas”. Nesta entrevista, voltamos ainda às preocupações e críticas recorrentes na Justiça, destacadamente as pendências.
CSMJ aponta reduzir as pendências até 4.088 processos em 2025-2026
O presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Bernardino Delgado, apontou hoje como meta, até ao final no ano judicial 2025-2026, reduzir as pendências até 4.088 processos, através da massificação dos mecanismos alternativos de resolução de litígios.
Edição 1090
A revisão da lei das armas faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Magistrados pedem “nova cultura judiciária” para acabar com formalismos
O presidente do Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ) pediu hoje “compromisso e concertação” para melhorar a capacidade de resposta dos tribunais e uma “nova cultura judiciária” para acabar com “excessivos formalismos, nulidades e retóricas desfasadas”.
39% dos processos pendentes aguardam andamento há pelo menos três anos
Quatro em cada dez processos pendentes no Ministério Público têm três ou mais anos de pendência. Números que constam do relatório sobre o estado da justiça. Meta é reduzir o número a breve prazo.
Justiça : O funcionamento dos tribunais em tempo de pandemia
Ano atípico, mas com a maioria dos objectivos cumpridos, é assim que o presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Bernardino Delgado, resume o ano judicial 2019/2020. O ano atípico deveu-se à influência da covid, já que o principal objectivo era decidir um número de casos superior ao número de processos entrados.
72% dos juízes cumpriram objectivos para o ano judicial
Presidente do Conselho Superior de Magistratura entregou, esta manhã, o relatório sobre o ano judicial que agora termina ao presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.
Tribunais continuam parados: MpD diz que PAICV quer travar andamento de processos que envolvem dirigentes do seu partido
Os Tribunais vão continuar em regime de férias judiciais, mesmo com a saída de estado de emergência em todas as ilhas, situação criada pelos votos de abstenção da oposição, que inviabilizaram a alteração da lei.
Tribunais recebem equipamentos para gravação das sessões
O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) recebeu hoje do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) três equipamentos de som para gravação das audiências nos tribunais.
"Queremos também aumentar o número de juízes" - Bernardino Delgado
O Conselho Superior da Magistratura Judicial já tem concluído o processo de recrutamento de dez novos juízes. A afirmação é do presidente do órgão, em declarações aos jornalistas após a audição na Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma do Estado.
Bernardino Delgado: “Mais do que inverter a curva da pendência” é preciso “consolidar esta inversão”
Quando o Estado da Justiça está prestes a ser debatido no Parlamento, Bernardino Delgado conversa com o Expresso das Ilhas sobre as principais necessidades dos tribunais e do trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos pelo Conselho Superior de Magistratura Judicial.
Presidente do CSMJ diz que há falta de juízes nos tribunais da Relação
O Tribunal da Relação de Sotavento tem, entre processos cíveis e criminais, 360 processos pendentes. No Barlavento são 228. Ao todo estes dois tribunais têm um total de 588 processos à espera de resolução.
Pendências nos tribunais diminuiram
Os tribunais cabo-verdianos registaram 11.975 processos pendentes no último ano judicial, anunciou, hoje, Bernardino Delgado, presidente do Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ), em conferência de imprensa. Uma descida em relação ao ano judicial anterior.
mais