Artigos sobre banco mundial
Santo Antão: Banco Mundial financia maior central fotovoltaica da ilha num investimento de 360 mil contos
A ilha de Santo Antão terá instalada até 2025 uma central fotovoltaica de 1.200 Kwp (quilowatts), o que constitui o maior investimento feito nas energias renováveis na ilha, informou hoje uma fonte próxima do projecto.
Estar atento às armadilhas no caminho do desenvolvimento
Na semana passada o Banco Mundial emitiu um alerta aos países de rendimento médio dizendo-lhes que estão numa corrida contra o tempo. Numa publicação intitulada “Armadilha dos países de rendimento médio” (Middle income trap) o BM deixa claro que os próximos tempos não são os melhores para se fazer a transição de país de rendimento médio-baixo para o grupo dos países de rendimento médio-alto e muito menos para os de rendimento alto. Desde 1990 só trinta e quatro países conseguiram escapar à armadilha e elevar-se para o grupo de rendimento alto. São actualmente 108 os países de rendimento médio a tentar e a situação internacional é muito pior.
Entendimento precisa-se para melhor gestão do Sector Empresarial do Estado
No parlamento na semana passada, o VPM e ministro das Finanças em resposta à pergunta dos deputados sobre os objectivos pretendidos com uma melhor gestão do Sector Empresarial do Estado (SEE), pôs enfase na necessidade de reduzir o risco para o orçamento do Estado e no papel de acelerador da diversificação da economia e do crescimento económico. A oposição, em outro momento da mesma sessão parlamentar, chamou a atenção para o que líder parlamentar do PAICV chamou de elevado risco representado por pelo menos seis empresas públicas de acordo com um quadro da UASE.
Banco Mundial com nova representante em Cabo Verde
Indira Campos vai ocupar o cargo que está vago desde a saída de Eneida Fernandes.
Turismo de iates: Banco Mundial aponta vantagens para Cabo Verde
Tendências do mercado mundial do sector dos iates em 2023 favorecem o desenvolvimento do turismo de iates em Cabo Verde, diz estudo realizado pelo Banco Mundial. São Vicente parte em vantagem, mas Sal e Santiago são ilhas onde a aposta também pode dar frutos.
Edição 1177
Destaque de manchete para a entrevista com o Embaixador de Cabo Verde no Senegal.
Banco Mundial prepara Relatório sobre Clima e Desenvolvimento em Cabo Verde
O Banco Mundial vai apresentar este ano um Relatório sobre Clima e Desenvolvimento (CCDR, sigla inglesa) dedicado a Cabo Verde, devido aos riscos que o arquipélago enfrenta, anunciou a instituição. Fonte do Banco Mundial (BM) contactada pela Lusa referiu que a publicação deverá ser feita ainda este ano.
Banco Mundial lembra que diminuição do apoio a empresas públicas é fundamental para redução da exposição a choques externos
PIB cresceu 5,1% em 2022. Crescimento será de 4,7% em 2024. Sector empresarial do Estado continua a ser fonte de preocupação. Economia Azul é oportunidade.
Aposta na solidariedade e na aquisição de competências
Na apresentação do relatório Cabo Verde Economic Update 2024 o Banco Mundial veio relembrar as vulnerabilidades do país que a pandemia da Covid-19 pôs a claro. Citou, designadamente a grande dependência do turismo, as fragilidades face a choques externos e os riscos representados pelas empresas estatais com fraco desempenho. Um reviver pertinente de memória de todos considerando a tendência oficial para declarações auto congratulatórias do tipo: foi conseguido “a maior taxa de crescimento de sempre em 2022”. Quase se omite que tal só se verificou após a maior forte contracção conhecida da economia nacional.
INE inicia Projecto de mapeamento da diáspora
O governo anunciou hoje o início da primeira fase do Projecto de Mapeamento da Diáspora Cabo-verdiana no Mundo, com a primeira missão técnica a se deslocar para São Tomé e Príncipe. O fim desta missão culminará com a realização da Primeira Mesa Redonda Internacional, em Portugal, no próximo dia 22 de Junho, no Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa.
Edição 1176
Manchete na edição desta semana para a entrevista com Daniel Monteiro, Director Geral da Unidade de Informação Financeira.
Banco Mundial vê África subsaariana a acelerar crescimento para 3,5 % este ano
O Banco Mundial prevê num relatório hoje divulgado que o crescimento das economias da África subsaariana acelere de 3 %, em 2023, para 3,5 % este ano, uma taxa abaixo das necessidades de crescimento da região.
Banco Mundial perspectiva crescimento de 4,7% do PIB em 2024
O Banco Mundial perspectiva um crescimento de 4,7% do PIB este ano. A estimativa é que este crescimento se mantenha à volta dos 5% até 2026. Os dados constam do Relatório Cabo Verde Economic Update24, apresentado hoje, em São Vicente .
É preciso tirar o país do colete de forças
O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva em vários momentos da semana passada ligados às comemorações à volta do campo do Tarrafal repetiu a mensagem de que é preciso ficar em paz com a história. Não foi a primeira vez. Praticamente desde a vitória nas eleições de 2016 sempre que é confrontado com o facto de a história oficial ser muita próxima da narrativa histórica do regime de partido único do PAIGC/PAICV socorre-se dessa expressão falaciosa. A verdade é que os manuais escolares repetem na democracia a mesma história do regime anterior, a comunicação social pública lê pela mesma cartilha e as instituições do Estado com as devidas adaptações prestam vassalagem aos ícones, ritos e figuras do regime de partido único. Não há realmente “paz” com a história, mas sim submissão a uma narrativa ideológica que foi legitimadora de uma ditadura.
Cabo Verde precisa melhorar indicadores da Educação
Relatório sobre o Índice de Capital Humano elaborado pelo Banco Mundial alerta para a necessidade de melhorias nos sectores da Educação e da Saúde em Cabo Verde. “PIB per capita de Cabo Verde poderá ser quase duas vezes superior ou maior se o país atingir os valores de referência da educação e da saúde”, avisa o documento. Na Saúde o documento coloca Cabo Verde entre os melhores da África Subassariana, mas também revela que o país ainda enfrenta desafios em termos de insegurança alimentar
Edição 1171
Destaque de manchete para a reportagem sobre Porto Mosquito.
Duas em cada 100 crianças nascidas morrem antes dos 5 anos em Cabo Verde
98 em cada 100 crianças nascidas em Cabo Verde sobrevivem até aos cinco anos de idade, segundo um relatório de avaliação do Capital Humano do Banco Mundial.
Banco Mundial aprova 30 milhões de dólares para impulsionar turismo sustentável e economia azul em Cabo Verde
O Banco Mundial anunciou hoje a aprovação de um crédito de 30 milhões de dólares americanos da Associação Internacional de Desenvolvimento, destinado ao segundo Financiamento Adicional do Projecto de Desenvolvimento do Turismo Resiliente e da Economia Azul em Cabo Verde. Com isso, o valor total do projecto, inicialmente aprovado em Maio de 2022, chega a 75 milhões de dólares americanos.
Vice primeiro-ministro participa na reunião de Chefes de Estado Africanos em Nairobi
O Vice Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, estará presente na reunião de Chefes de Estado Africanos junto ao Banco Mundial no dia 29 de Abril em Nairobi, Quénia.
Olavo Correia quer cooperação com China baseada no "benefício mútuo"
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, considera que a cooperação com a China tem de ser "na base do benefício mútuo" e não "meramente comercial", que obrigue a um elevado endividamento público dos países africanos.
mais