Artigos sobre BAD
Cabo Verde precisa de 163 milhões de dólares por ano para a transformação estrutural
Energia, transportes, educação e transformação digital, pesquisa e conhecimento, estas são as áreas onde terão de haver mudanças no país, até 2030, como mostra o último Outlook do Banco Africano de Desenvolvimento. Isto significa investir 7,3% do PIB todos os anos. Não é impossível, mas estes recursos não estão disponíveis.
Edição 1183
No dia em que no Parlamento se debate o estado da Nação, o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.
BAD prevê Cabo Verde a crescer a 4,7% com avisos sobre desaceleração na Europa
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) prevê o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo de Verde em 4,7% em 2024 e 4,8% em 2025, mas alerta para consequências da desaceleração económica europeia.
África deve ter agência de notação face a custos injustos da dívida
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, defendeu hoje a criação de uma agência de notação de crédito em África, face à forma "injusta" como o continente é avaliado, levando ao aumento dos custos da dívida.
Governo leva ao BAD necessidade de conversão da dívida em investimento
O ministro das Finanças defendeu hoje que é “fundamental” a conversão da dívida dos pequenos Estados insulares em investimento climático, que no caso cabo-verdiano conta com o apoio português e o interesse de Angola.
Banco Mundial pretende conectar 300 milhões de africanos à rede elétrica até 2030
O Grupo Banco Mundial e o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento estão a formar uma parceria, num “esforço ambicioso”, para fornecer acesso à electricidade a pelo menos 300 milhões de pessoas em África, até 2030.
Economias africanas entre as que mais vão crescer a nível mundial
Níger, Senegal, Costa do Marfim, República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda vão ser as locomotivas da economia do continente. Dois documentos: um relatório da UNECA e um Outlook do BAD estimam que os países africanos dominem as 10 economias com maior crescimento do mundo em 2024. Economistas ouvidos pelo Expresso das Ilhas recomendam cautela na análise dos dados.
Cabo Verde firma acordo de financiamento com BAD para modernização do sector público
De acordo com o Boletim Oficial (B.O) foi aprovado, em Conselho de Ministros, o acordo de financiamento celebrado entre Cabo Verde e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), relativamente ao Programa de Reforma da Governação Electrónica e da Gestão das Finanças Públicas (E-PFMRP).
Múltiplas crises estão a impedir desenvolvimento socioeconómico de África
Cabo Verde cresce acima da média continental, mas há 24 economias com melhor desempenho. A dinâmica da recuperação económica de África abrandou, com o crescimento médio real do PIB a diminuir para cerca de 3,2% em 2023 (4,1% em 2022). Este declínio é o resultado de variados choques e de pressões inflacionistas elevadas que afectam as principais economias africanas.
Economia africana pressionada pela inflação e crescimento mais lento
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) afirmou hoje que a economia africana está sob pressão, face à inflação estimada em 17,8% e a um crescimento mais lento em 2023, mas que se mantém resiliente.
BAD aprova apoio orçamental para Cabo Verde no valor de 18,3 milhões de euros
O Conselho de Administração do Grupo BAD (Banco Africano de Desenvolvimento) aprovou a concessão de um empréstimo no valor de 18.262.950 euros a Cabo Verde. Esse financiamento visa cobrir parte dos custos da Fase I do Programa de Reforma da Governação Electrónica e da Gestão das Finanças Públicas (E-PFMRP).
BAD pede "mais acção" a países desenvolvidos face às mudanças climáticas
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, pediu hoje "acções, mais do que palavras", para os países africanos enfrentarem as alterações climáticas e que os países desenvolvidos andem mais rápido na redução das suas emissões poluentes.
BAD mobiliza 10 mil milhões de dólares para a produção alimentar em África
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje que vai alocar 10 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos para impulsionar a produção alimentar, através de programas específicos desenhados para cada país.
BAD financia expansão da Impharma
BAD vai financiar as obras de construção da nova unidade fabril da Impharma. Financiamento tem o valor de 10 milhões de euros.
Novas sementes permitem cultivar mesmo em situação de seca
O novo plano de emergência do Banco Africano de Desenvolvimento para evitar uma crise alimentar em África, de 1,5 mil milhões de dólares, vai distribuir novas tecnologias que permitem cultivar mesmo em situação de seca, disse uma vice-presidente da instituição.
Praia, Bissau e São Tomé querem recorrer a plano alimentar de emergência do BAD
Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe tencionam recorrer ao mecanismo de 1,5 mil milhões de dólares anunciado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para aumentar a produção agrícola de África e combater a crise alimentar.
Portugal assina em julho em Moçambique garantia de 400 M€ para o Compacto Lusófono - BAD
O programa através do qual Portugal disponibiliza garantias financeiras de 400 milhões de euros para investimentos nos países africanos lusófonos vai ser assinado em julho em Moçambique, disse à Lusa o coordenador do Compacto Lusófono.
Cabo Verde precisa de 50 milhões de euros para conter escalada de preços - Ministro
Cabo Verde estima precisar de cerca de 50 milhões de euros até ao final do ano para manter os preços estáveis face à crise provocada pela guerra na Ucrânia, mais 10 milhões do previsto em abril, segundo o Governo.
BAD defende que é preciso repensar a arquitectura financeira global
O economista-chefe do Banco Africano de Desenvolvimento defendeu hoje que é preciso repensar a arquitetura financeira global porque o princípio de que o enriquecimento dos países ricos beneficiaria mais tarde os países pobres “não aconteceu realmente”.
Presidente do BAD defende que África tem de saber negociar melhor
O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, defendeu hoje que o continente tem de deixar de apenas exportar matérias-primas, apostando na criação de valor através de uma melhor negociação dos contratos comerciais.
mais