Lei do Álcool: Manuel Faustino destaca redução de publicidade de bebidas alcoólicas e aponta ganhos na implementação da lei

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,4 set 2024 7:46

O presidente da Fundação Menos Álcool Mais Vida afirmou esta terça-feira que tem observado uma redução de publicidade de bebidas alcoólicas, principalmente nos meios de comunicação social, ressaltando que a implementação da lei do álcool tem sido positiva.

Em entrevista à Inforpress, Manuel Faustino comentou que, há alguns anos, havia muitos anúncios de bebidas alcoólicas, no entanto, actualmente essa prática tornou-se praticamente inexistente, principalmente nos principais veículos de comunicação.

“Praticamente, não há mais publicidade de bebidas alcoólicas na televisão, nos jornais e ou nas rádios. Isso é indiscutivelmente um ganho. Antes você tinha publicidade, não tinha grandes restrições à publicidade de bebidas alcoólicos”, destacou o psiquiatra.

Manuel Faustino considera que essa mudança representa um “avanço significativo”, uma vez que a publicidade é um dos principais instrumentos de influência, principalmente para crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.

O presidente da Fundação Menos Álcool Mais Vida apontou também que houve uma redução na venda de bebidas alcoólicas para menores, embora essa prática ainda não tenha sido completamente abolida.

No entanto, lembrou que a lei diz que as marcas não podem patrocinar eventos desportivos e culturais e fazer publicidade, algo que, segundo o mesmo, ainda acontece e é visto como uma violação da lei, considerando que a fiscalização não tem sido 100 por cento (%), por ser uma “prática recorrente”.

Segundo Manuel Faustino, a fundação tem realizado sessões de sensibilização para diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, com participações em programas televisivos, palestras de entre outros.

A Fundação Menos Álcool Mais Vida foi constituída em Setembro de 2022 para dar continuidade à campanha com o mesmo nome, iniciada em 2018, pelo ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,4 set 2024 7:46

Editado porSara Almeida  em  4 set 2024 11:38

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.