Conforme as informações avançadas pela directora da Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, Fernanda Gomes, as actividades iniciaram-se com o fórum “Vida e Obra de Baltazar Lopes da Silva” e tiveram o objectivo de preservar a sua memória e o seu legado.
“O objectivo da actividade é justamente dar a conhecer a todos quem foi Baltazar Lopes, o homem que tanto fez por Cabo Verde e que temos a honra de ter como patrono da nossa Escola”, informou.
Segundo Fernanda Gomes, foi necessário trazer à “tona” aspectos relevantes sobre Baltazar Lopes, devido à repercussão que o mesmo teve em diversos sectores.
“Tentamos trazer Baltazar Lopes como um símbolo que nós devemos seguir e que tem repercussão na vida académica da escola e da população em geral”, salientou.
O fórum está enquadrado no projecto desenvolvido pela escola denominado “Projecto Baltazar Lopes – Nossa Referência”, que irá servir para “preservar” a memória do patrono da escola.
“Este projecto surgiu como uma ideia de que devemos celebrar o patronato da escola constantemente, com incidência no mês do patrono, ou seja, no percurso do ano lectivo devem ser dadas lições que Baltazar Lopes deixou como referência”, afirmou.
O fórum foi dirigido por Leão Lopes, e, segundo o mesmo, teve como principal objectivo manter uma “conversa aberta” com a plateia sobre a vida de Baltazar Lopes.
“Tentei trazer uma conversa para destacar as circunstâncias em que Baltazar Lopes nasceu, cresceu e em simultâneo fazer um retrato deste tempo de Cabo Verde e foi uma forma de nos ajudar a reflectir sobre a nossa actualidade”, adiantou.
Além do fórum, o programa de celebração do mês do patrono na Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva inclui conversas abertas com alunos, exposição de fotografias, apresentação documentário sobre a história da escola entre outras actividades.