“O indivíduo ficou ferido num dos ombros na tentativa de tirar a arma ao militar, mas está fora de perigo”, avançou o comandante regional de Santiago Sul e Maio, acrescentando que o ferido encontra-se fora de perigo e sob custódia da polícia que o vai apresentar ao Ministério Público “para os devidos efeitos”.
Segundo o comandante regional de Santiago Sul e Maio, em declarações à Inforpress, a patrulha conjunta Polícia Nacional e Forças Armadas estava a passar pelo referido bairro e detectou uma “situação anormal” e ao aproximar-se para se inteirar sobre o que estava a passar “foi recebida com garrafas, pedras e tiros”.
“Durante a actuação da patrulha, um dos elementos das Forças Armadas foi atingido com uma pedrada num dos pés”, revelou o comandante Alcides Tavares, que adiantou que três dos elementos do grupo de Tira-Chapéu se encontram detidos.
Sobre a Operação Stop nas estradas, revelou que se registaram cinco acidentes, dos quais resultaram dois “feridos ligeiros” e danos materiais nas viaturas envolvidas.
Ao todo, disse, as autoridades fiscalizaram 379 veículos e 14 foram apreendidos, devido a algumas irregularidades detectadas.
De acordo com o balanço da PN, 18 pessoas foram detidas e os motivos variam entre a condução ilegal, sob o efeito do álcool, rixas na via pública e posse ilegal de armas de fogo e drogas.
Relativamente às coimas, foram aplicadas 14 totalizando um montante de 270 mil escudos.
Alcides Tavares revelou que durante a Operação Ano Novo foram abordadas 320 pessoas na via pública, sendo que 18 vão ser apresentadas ao Ministério Publico, e 40 foram levadas para as diferentes esquadras do Comando Regional para efeito de identificação e averiguação.