As preocupações de Jorge Carlos Fonseca constam de uma mensagem proferida hoje por ocasião da cerimónia religiosa partilhada “Menos Álcool, Mais Vida” | “Mais Prevenção, Menos Covid-19”.
“Grande parte da violência, nomeadamente a doméstica, continua associada ao abuso do álcool, acontecendo o mesmo com a violência sexual, nomeadamente o abuso de crianças”, lamenta.
O Presidente da República diz que “infelizmente, estamos, também, assolados pela pandemia do Covid 19 que já atingiu mais de quatro mil pessoas e provocou mais de quatro dezenas de mortes”.
“Este mal que afecta intensamente todos os países do mundo tem causado muito sofrimento às pessoas e famílias e tem levado à quase completa desorganização das actividades sociais e económicas, com repercussões particularmente graves nas camadas mais desfavorecidas da sociedade, tem no uso imoderado de bebidas alcoólicas um dos factores agravantes”, aponta.
A cerimónia religiosa partilhada “Menos Álcool, Mais Vida” | “Mais Prevenção, Menos Covid-19” envolve as congregações religiosas Católica, Nazarena, Adventista e Muçulmana em Cabo Verde. A ideia é melhorar as forças para enfrentar dois grandes problemas importantes.
Fonseca diz-se convencido de que “esta importantíssima cerimónia”, perenizada pela criatividade do jovem artista plástico, Hélder Cardoso, será um marco na mobilização e responsabilização dos cidadãos na prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas e da pandemia do Covid 19, e um incentivo para uma profunda reflexão sobre as infinitas possibilidades que podem ser criadas a partir da convergência de vontades com origens diversas.