Jailson Monteiro avançou estas informações à imprensa à margem da visita do ministro de Saúde ao Laboratório de Virologia do INSP, sediado no Hospital Dr. Agostinho Neto. Até agora, o laboratório já realizou oito testes do Covid-19.
“O laboratório estipulou um resultado para 24 horas. Embora o teste possa estar pronto em 3 horas, há processos e protocolos laboratoriais, há normas e procedimentos antes da liberação dos resultados”, explicou.
Na mesma ocasião, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, avançou que o laboratório vai realizar testes apenas aos casos considerados suspeitos com critérios clínicos epidemiológicos.
Relativamente aos reagentes, o governante garantiu que os há em quantidade suficiente para a realização de um “número razoável” de testes e que já há previsão para a chegada de mais.
Os testes de despite de infecção por novo coronavírus serão gratuitos, , afirmou o ministro, tendo em conta tratar-se de uma questão de saúde pública.
“Para além do espaço de isolamento nas unidades de saúde, nós estamos a criar outros espaços, mesmo fora do hospital o que permite, na eventualidade de os casos virem a aumentar, termos mais espaço de isolamento. Estamos a trabalhar nisso”, disse.
Segundo Arlindo do Rosário, o Hospital Agostinho Neto tem disponíveis 14 camas para eventuais pacientes que possam vir a surgir e o Hospital Baptista de Sousa 12.
Arlindo do Rosário aproveitou ainda para agradecer em nome do Ministério da Saúde e o Instituto Ricardo Jorge de Portugal que tem segundo o mesmo “prestado uma colaboração excepcional” ao país.
Cabo Verde registou, até o momento, sete casos suspeitos do novo coronavírus, tendo seis dado resultado negativo. Falta apenas saber o resultado de um caso na ilha de Santo Antão, que, segundo o ministro da Saúde, deverá ser conhecido até terça-feira.
Actualmente há mais de 170 mil casos confirmados no mundo, 81 mil dos quais na China. Esta segunda-feira a OMS anunciou que já há registo de morte de crianças por coronavírus. A entidade defendeu testes em larga escala para cada caso suspeito e isolamento como estratégias mais eficazes para conter o vírus.