Notícias de Opinião
Direitos Humanos e Situação Laboral nas Forças de Segurança em África
Em algum lugar entre a promessa de uma nação segura e o grito de socorro de uma população oprimida, residem as forças de segurança. Elas carregam nos ombros o peso de uma responsabilidade imensa: proteger os cidadãos, manter a ordem pública e garantir a paz.
DizCorrendo : Emigração Cabo-Verdiana – História, Realidade e Oportunidade
A emigração está profundamente enraizada na história e identidade de Cabo Verde, devido à sua localização geográfica e condições ambientais adversas, como a escassez de água e as secas periódicas. A necessidade de buscar melhores oportunidades no exterior tornou-se uma constante para os cabo-verdianos ao longo dos séculos.
Comprometimento com a verdade é fundamental para a democracia
As reacções de vários quadrantes da sociedade face à situação criada pela publicação do relatório da inspecção das finanças à presidência da república, seguida dias depois pela comunicação do presidente da república, põem dúvida qual deve ser o grau de compromisso com a verdade por todos aceite. De facto, não se está a orientar pelos valores de honestidade, transparência e responsabilidade quando se reage a alinhar um rol de culpas dirigidas para todas as direcções com excepção daquela onde reside o poder de decisão sobre a matéria em causa.
Respeito & Igualdade
Aretha Franklim, marcou o imaginário do mundo ao exigir Respeito. Uma só palavra, numa voz poderosa, cantada por alguém que, à data, sentia cada nota de dor numa canção que era muito mais que uma combinação de um poema e acordes. Viviam-se tempos de descriminação, tempos onde continuavam a existir privilégios excessivos e desconsideração por toda uma população. Aretha era mulher, negra e de origens humildes. Em 1967, numa América segregada e rasgada ao meio por uma guerra traumática e infame, e onde as mulheres negras tinham conquistado o direito ao voto, apenas dois anos atrás, gritar por Respeito era muito mais que isso, era um grito de liberdade e de democracia.
Comprometimento com a verdade é fundamental para a democracia
As reacções de vários quadrantes da sociedade face à situação criada pela publicação do relatório da inspecção das finanças à presidência da república, seguida dias depois pela comunicação do presidente da república, põem dúvida qual deve ser o grau de compromisso com a verdade por todos aceite.
Ruptura de confiança é uma ameaça para a democracia
Esta segunda-feira, 19, a Presidência da República através de um comunicado emitido pelo seu conselho de administração veio desresponsabilizar-se pelas irregularidades e ilegalidades apontadas no relatório da inspecção geral das finanças que tinha sido publicado uma semana antes. De passagem aproveitou para denunciar o que classificou de uma “clara tentativa de conspurcar, desgastar a imagem do Presidente da República e de fragilizar e condicionar a sua intervenção política e a sua capacidade de influenciação”. No fim do comunicado acabou por culpar tudo e todos pela crise criada e a dizer que aguarda serenamente o pronunciamento do Tribunal de Contas.
Aprofundar a cooperação entre Cabo Verde e a Hungria
Cheguei em setembro de 2023 a Lisboa e no dia 27 de junho de 2024 tive a honra de entregar as minhas credenciais ao Presidente José Maria Pereira Neves, com quem discutimos as possibilidades de reforço das relações políticas, económicas e culturais bilaterais entre Cabo Verde e a Hungria.
O triunfo da aviação civil em Cabo Verde
A ilha do Sal e a nação cabo-verdiana, celebram essa quinta-feira 15 de Agosto, Dia da Nossa Senhora da Piedade, os 85 anos da aterragem do primeiro avião no solo do território que, na data do facto heroico e histórico, pertencia a Portugal, e era denominado província ultramarina.
Construção da Identidade Nacional Cabo-Verdiana
A construção da identidade nacional cabo-verdiana foi um processo progressivo iniciado pela elite letrada e pela imprensa, que divulgou ideias de uma identidade crioula. Desde meados do século XIX, a tipografia e a imprensa periódica tornaram-se vitais para os cabo-verdianos, facilitando a formação de uma consciência de pertença a uma “comunidade política imaginária”, na expressão de Benedict Anderson (1983). A distinção entre “filhos-da-terra” e “reinóis” já era evidente desde o século XVII, alimentando um sentimento de diferença e identidade entre locais e colonizadores.
Responsabilidade não rima com arrogância
Um dos grandes desafios das democracias na actualidade é manter os titulares de cargos políticos accountable, ou seja, sujeitos à prestação de contas e obrigados a assumir a responsabilidade por decisões, actos e omissões produzidos no exercício das suas funções. Mais difícil é fazê-lo quando há uma tendência crescente para o protagonismo individual em simultâneo com exibições muitas vezes extravagantes de privilégios associados aos cargos.
Vamo-nos divertir (Let’s have fun)!
1. Há uns meses, uma jovem deputada portuguesa, no seu discurso no parlamento português durante a sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, chamou a atenção de que os políticos estão para servir o povo, que os políticos também são povo e que a sociedade não se divide em eles (os políticos) e nós (o povo). Ouvir estas palavras de uma mulher jovem que está na política mostra como, tantas vezes, o óbvio tem de nos ser dito na cara, tem de nos ser recordado para que possamos colocar as coisas no seu devido lugar.
Instituições ocas e dirigentes submissos
De acordo com Fatos Üstek, as instituições culturais devem aprofundar o seu compromisso com os artistas, baseando-se num conhecimento sólido das artes. Isto requer um acompanhamento próximo dos artistas para entender as suas aspirações, ideias e visões.
Estar atento às armadilhas no caminho do desenvolvimento
Na semana passada o Banco Mundial emitiu um alerta aos países de rendimento médio dizendo-lhes que estão numa corrida contra o tempo. Numa publicação intitulada “Armadilha dos países de rendimento médio” (Middle income trap) o BM deixa claro que os próximos tempos não são os melhores para se fazer a transição de país de rendimento médio-baixo para o grupo dos países de rendimento médio-alto e muito menos para os de rendimento alto. Desde 1990 só trinta e quatro países conseguiram escapar à armadilha e elevar-se para o grupo de rendimento alto. São actualmente 108 os países de rendimento médio a tentar e a situação internacional é muito pior.
Os Jogos Olímpicos de Paris em números
Ao ter vivido a experiência úncia de haver participado diretamente na organização dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984, sempre que se celebra esta magna evento quadrianual de proeza humana, sinto o reacender das chamas olímpicas e a necessidade de partilhar de algum modo esta celebração universal dos valores olímpicos de paz, amizade e excelência humana, consagradas nas palavras Citius, Altius Fortius!
Thugs, Vilões ou vítimas do Sistema?
Era uma vez, numa terra, onde o sol se erguia radiante e se punha com a promessa de um amanhã melhor, mas cujo solo fértil parecia mais destinado a cultivar a delinquência juvenil do que qualquer outra coisa. “Ks dez graozinho di terra, Qui Deus espaia na meio di mar, El j di nos j ca tomado na guerra, É Cabo Verde terra querida”(…) “Terra di paz terra di gozo, Tudo quem djobk’l pa sk rkgoce, El ca ta ba el qu’rk fica, Ma s’el mandado el ta tchora”, (MONTEIRO, Cabo Verde, Terra Estimada). Um cenário digno de um romance irónico onde os problemas sociais são abundantemente irrigados pela preguiça política e a avareza das elites. A juventude, que deveria ser o futuro da nação, florescia sem rumo e a delinquência era um jogo de azar com a sorte sempre contra.
Conhecimento e Emoções
Neste momento brilhante que é a chegada do livro Porto Memória ao públicoreservei os primeiros minutos, com a autorização do autor da obra, Professor Manuel Brito-Semedo, para em meu nome pessoal, cumprimentar a editora deste livro, a Rosa de Porcelana Editora e os queridos editores Dr. Filinto Silva e Professora Márcia Souto, em primeiro lugar – pelas pessoas que são – e, depois, pelo seu desempenho que desde o primeiro lançamento vem ganhando o reconhecimento de todos, seja na aposta na valorização do produto-livro, ou na abrangência das opções de escrita, também no compromisso exigente com o sector editorial, no dinamismo oportuno que imprimem aos vários atos literários e culturais, entre outros.
Mais solidariedade e união para melhor estado da Nação
Passado o choque causado pela pandemia da covid-19, seja na violenta contracção da economia de 14,8% do PIB, seja na retoma que veio a seguir com taxas de crescimento do PIB de 7,1% em 2021 e 17,7% em 2022 e 5,1 em 2023, o país tende a normalizar-se aquém dos 7% desejados ou prometidos. O FMI no último Economic Outlook projecta taxas de crescimento anual até 2029 que não chegam aos 5%.
Licença para matar
A violência contra as mulheres no âmbito familiar continua a ser considerada normal e aceitável na nossa sociedade, embora os discursos políticos neguem essa realidade. E combater essa mentalidade exige que os tribunais tenham uma postura firme e uma compreensão integral do espírito da lei e da dignidade da pessoa humana que é uma mulher.
Diplomacia e Diplomatas - à Volta Da Questão
Este 30 de Julho de 2024, marca os 45 anos da adesão de Cabo Verde, em 1979, à Convenção de Viena de 1961sobre relações diplomáticas.
Jesus que dança
A imagem de Jesus dançando, mostrando-nos os caminhos por entre as dificuldades da vida de cada um, fez-me sentir uma emoção tão forte, que foi difícil manter-me calma e não desatar a aplaudir para expressar a minha felicidade. Esta imagem foi-nos dada a pensar por Frei Gilson Frede, Custódio dos Irmãos Capuchinhos em Cabo Verde. Estávamos no final da missa solene de ordenação presbiteral do Frei João Michel.
mais